PORTAL DA DIFUSORA
Segunda-feira, 24 de Novembro de 2025 17:33

Festival Entre Montes e Versos reúne literatura, arte e cultura regional no IF de Inconfidentes

Evento acontece de 26 a 29 de novembro e destaca talentos do Sul de Minas com programação gratuita, valorizando escritores, artistas, artesãos e projetos culturais de várias cidades da região.

No Espaço Livre desta semana, a repórter Gabrèlle de Faria entrevistou Soraia Almeida Barros, professora de português e literatura do Instituto Federal de Inconfidentes (MG), e Monique Leite, editora da Editora Plena Voz, que apresentaram todos os detalhes do Festival Entre Montes e Versos — um novo evento cultural que promete movimentar o Sul de Minas entre os dias 26 e 29 de novembro.

O festival é resultado de uma parceria entre o Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Inconfidentes e a Editora Plena Voz, surgido durante o desenvolvimento do projeto Biblioteca Humana do Sul de Minas, apoiado pela Secretaria de Estado de Cultura. O que inicialmente seria apenas o encerramento do projeto transformou-se, a partir da iniciativa e entusiasmo dos envolvidos, em um festival completo, reunindo literatura, artes cênicas, música, audiovisual, artesanato e atividades educativas.

Segundo Monique Leite, o objetivo do festival é dar visibilidade ao grande volume de artistas, escritores e iniciativas culturais existentes em cidades como Ouro Fino, Inconfidentes, Córrego do Bom Jesus, Senador Amaral, Bueno Brandão e Munhoz — talentos que, muitas vezes, não se conheciam entre si. “O festival é uma cria da Biblioteca Humana, uma continuação do que o projeto iniciou. Ele vai reunir pessoas, integrar linguagens e celebrar a produção artística regional”, explica.

 

A professora Soraia Almeida Barros destaca que o festival reforça o trabalho pedagógico desenvolvido há anos dentro da instituição. Para ela, o evento representa a abertura de um espaço de fala para escritores e artistas que já produziam, mas tinham pouca visibilidade. “É uma oportunidade de difundir e propagar iniciativas culturais importantes, valorizando a expressão artística do Sul de Minas”, afirma.

 

Assista a entrevista completa:

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento