EPR detalha demandas da MG-290, pedágio (free flow) e possíveis novas obras em reunião com autoridades de Ouro Fino
Em entrevista ao Espaço Livre, diretores da EPR Núcleo Minas e Sul de Minas explicaram temas discutidos com vereadores, Prefeitura e ACIA, incluindo faixa adicional na MG-290, trevo do Menino da Porteira, comunicação com usuários e funcionamento do pedágio eletrônico.
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EPR apresenta avanços, demandas e perspectivas para a MG-290 em entrevista à Difusora FM
O Espaço Livre desta sexta-feira (14) recebeu três representantes da EPR para uma entrevista aprofundada sobre os investimentos, obras e expectativas relacionadas à MG-290. Participaram da conversa o diretor-presidente da EPR Núcleo Minas, Diogo Santiago, a diretora executiva da EPR Sul de Minas, Érika Kawatake, e a coordenadora de comunicação da concessionária, Gabrielle Brunhara.
A pauta central foram as reuniões realizadas no dia 12 com os vereadores de Ouro Fino, com o prefeito Toninho Miguel e com a diretoria da ACIA-Ouro Fino, onde foram discutidas demandas estruturais e sugestões da comunidade.
O repórter Luís Guilherme Burza conduziu a entrevista, abordando temas como investimentos previstos em contrato, ampliação de fluxo em trechos críticos da rodovia, obras futuras e esclarecimentos sobre o pedágio “free flow”.
Reuniões trataram de investimentos e antecipação de obras
Diogo Santiago explicou que as reuniões com vereadores e com o prefeito tiveram como foco os projetos previstos no contrato de concessão, incluindo:
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implantação de acostamento integral em toda a MG-290;
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construção de novas rotatórias;
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execução de um viaduto em desnível, conhecido como diamante, no trevo de acesso a Ouro Fino (Menino da Porteira);
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melhorias de segurança, fluidez e acessos a bairros e distritos.
Essas obras começam a ser projetadas em 2025, com início da execução em aproximadamente dois anos.
O diretor ressaltou que, diante das demandas locais, a EPR busca trabalhar em parceria com a Prefeitura e a Câmara para antecipar investimentos, respeitando os limites contratuais.
Faixa adicional é demanda antiga e está sendo tratada com a Arteris/Artemis
A criação de uma terceira faixa nos trechos de serra — especialmente nas regiões da Serrinha, Jacutinga/Jacutinha e Borda — é uma das solicitações mais frequentes da população.
Santiago e Érika confirmaram que:
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o investimento não consta no contrato original,
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porém está pré-autorizado,
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já está sendo discutido com a agência reguladora Artemis (antiga Arteris/ArteMin),
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e pode contemplar aproximadamente 7 km de terceira faixa.
Segundo os dirigentes, a obra é fundamental para melhorar a fluidez e reduzir riscos de ultrapassagens perigosas em trechos de aclive.
Novo trevo do Menino da Porteira será projetado com preservação do monumento
Ao falar sobre o futuro trevo em desnível do Menino da Porteira, a EPR reforçou que o projeto será desenvolvido em conjunto com:
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Prefeitura,
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Câmara,
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Governo de Minas.
A concessionária garantiu que o monumento será preservado, podendo apenas sofrer pequenos deslocamentos, caso necessário, para manter:
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visibilidade,
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segurança,
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e acessibilidade para turistas que param para registrar fotos no local.
EPR reforça ações de comunicação e divulgação regional
A coordenadora de comunicação, Gabrielle Brunhara, destacou que a EPR possui canais ativos de informação, incluindo:
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revista distribuída gratuitamente nas praças de pedágio e bases operacionais;
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redes sociais da EPR Sul de Minas;
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site oficial (eprsuldeminas.com.br) com notícias, avisos e serviços;
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materiais sobre turismo, culinária e eventos da região — incluindo o Festival de Interpretação de Música Sertaneja, Troféu Menino da Porteira, promovido pela Difusora FM.
A concessionária também utiliza esses meios para divulgar ações operacionais, obras, alertas e campanhas de trânsito.
Pedágio “free flow”: dúvidas, pagamentos e orientações
Outro tema importante discutido foi o funcionamento do pedágio eletrônico (free flow), que ainda gera dúvidas entre motoristas.
A EPR esclareceu:
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O pagamento pode ser feito no site, em pontos físicos de Ouro Fino, Confidentes, Monticião, e também nas outras praças de pedágio da concessionária.
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Ao informar a placa na cabine, o usuário consegue quitar passagens pendentes.
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O motorista tem 30 dias para pagar após cruzar o pórtico.
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É recomendado fazer cadastro no site/app para receber alertas automáticos.
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Quem usa TAG tem direito ao desconto de usuário frequente.
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Se a TAG falhar por falta de crédito, o sistema envia aviso para facilitar a regularização.
Segundo Diogo, o canal do WhatsApp oficial da EPR também conta com uma área específica para o pedágio eletrônico: lá é possível tirar dúvidas, verificar pendências e solicitar suporte.
EPR reforça parceria com Ouro Fino e compromisso com melhorias
Encerrando a entrevista, os diretores afirmaram que a concessionária está aberta ao diálogo e empenhada em adequar o contrato às necessidades reais dos municípios ao longo dos 30 anos de concessão.
Embora nem todas as demandas possam ser atendidas diretamente pela empresa, a EPR garantiu apoio técnico e institucional para ajudar o município em questões de mobilidade, segurança e organização viária.