PORTAL DA DIFUSORA
Sexta-feira, 26 de Setembro de 2025 16:56

Laerte Capassi será nomeado Acadêmico Honorário pela Academia Ourofinense de Letras e Artes

Reconhecimento valoriza trajetória artística do multiartista, criador do desenho que deu origem ao monumento Menino da Porteira.

No Programa Espaço Livre desta sexta-feira (26), a repórter Gabrièlle de Faria entrevistou o advogado e presidente da Academia Ourofinense de Letras e Artes (AOLA), Edgar Augusto José Barros do Amaral Fonseca, e o multiartista Laerte Aparecido Capassi, que será oficialmente reconhecido como Acadêmico Honorário da instituição.

Segundo Edgar, a homenagem é concedida a personalidades que se destacam no meio artístico e cultural, mas que não ocupam cadeiras como membros titulares. A proposta surgiu após a participação de Laerte no Sarau Multicultural da AOLA, quando, além de sua conhecida habilidade como pintor e desenhista, ele surpreendeu os acadêmicos com uma apresentação musical.

Laerte destacou sua alegria com a homenagem e relembrou sua trajetória, marcada por múltiplas expressões artísticas. Ele atua como pintor, desenhista, escultor, fotógrafo, modelista e multi-instrumentista. Entre suas obras mais reconhecidas, está o desenho vencedor do concurso que originou o monumento do Menino da Porteira, cartão-postal de Ouro Fino conhecido em todo o Brasil.

“Nunca devemos desistir dos nossos sonhos, porque é através deles que construímos um mundo melhor. E a arte é um dos caminhos para isso”, afirmou o artista durante a entrevista.

A solenidade de entrega do certificado de acadêmico honorário será realizada na próxima segunda-feira, 29 de setembro, durante reunião da AOLA.

Além do reconhecimento, o presidente Edgar ressaltou que a academia segue trabalhando em projetos para fomentar a cultura local, incluindo o próximo Concurso Literário e Musical, a publicação da revista anual da instituição e novas parcerias com artistas e instituições da cidade.

 

Assista a entrevista completa:

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento