Empresa de Ouro Fino colabora em pesquisa para tratamento de pacientes com o novo coronavírus
A Fussi Industrial tem parceria com o Instituto Vital Brasil .
A Fussi Industrial, uma empresa situada em Ouro Fino, que produz bolsas para coleta e/ou transfusão de hemácias para a produção de soros hiperimunes como o soro antiofídico e o antitetânico tem parceria com o Instituto Vital Brasil, localizado no Rio de Janeiro.
O instituto faz pesquisa junto com a Universidade Federal do Rio de Janeiro para a produção de vacina e de anticorpos produzidos em plasma para serem utilizados no tratamento em pacientes já portadores do novo coronavírus.
Desde o ano passado, com o início da pandemia, a Fussi já fez doação de 100 conjuntos de coleta de sangue para coleta nos animais para o Instituto e na semana passada a venda de animais para a pesquisa.
A ideia é que o soro produzido a partir dos plasmas dos equinos inoculados seja usado como tratamento, por meio de uma imunoterapia, ou imunização passiva. A vacina seria complementar.
Após a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), o grupo de pesquisadores vai iniciar os testes clínicos, com foco nos pacientes com diagnóstico confirmado de covid-19 que estejam internados, mas não se encontram em unidades de terapia intensiva. Os testes vão comparar quem recebeu o tratamento com quem não recebeu.
Este assunto foi tema do Espaço Livre da Difusora.
A apresentação desta quinta foi da repórter Luciana Leal.