Tião Procópio
Ex-peão que inspirou novela
Sebastião Procópio inspirou o personagem Tião da novela América, da Rede Globo.
Neto e filho de fazendeiro, Sebastião Procópio, mais conhecido como -Tião Procópio-, parece ter nascido para ser peão. Ele é natural de Paulo de Faria (SP), município que fica cerca de cem quilômetros de Barretos, a arena mais cobiçada por peões do país inteiro, e local onde Tião protagonizou espetáculos tentando ficar em cima de bois bravos por oito segundos. Já trabalhou como juiz de rodeio.
O ex-peão conta que desde criança gostava de montar em bezerros da fazenda dos avós, que segundo ele, ajudaram a fundar a mega festa de Barretos.
- Meus avós ajudaram a fundar Barretos na década de 50. Na época, eles tinham um frigorífico e os fazendeiros da região de Barretos, faziam transporte de boi na estrada, e sempre tinha os burros bravos, e os peões de fazenda queriam domar. Então tiveram a ideia de fazer o primeiro desafio de Barretos no centro da cidade. Foi assim que surgiu essa grande festa. A primeira premiação era uma bota e um cinto - comentou.
Parece que pioneirismo está no sangue de Tião. Ele conta que na década de 70 não tinha rodeio em touros no Brasil, e apenas eram realizadas montarias em cavalos. Numa viagem aos Estados Unidos, ele conheceu o rodeio em touros, e trouxe a modalidade para as arenas brasileiras.
- Em 1979 montei uma boiada, e realizei o primeiro rodeio em touros no Brasil, na cidade de Colorado (PR). Junto com a modalidade trouxe também apetrechos que ainda não eram usados pelos peões daqui, como corda, espora e luva - disse Tião.
Em 1980, ele relembra que foi campeão do rodeio de Barretos. Na oportunidade sua premiação foi uma televisão de 14 polegadas.
- Anteriormente as premiações não eram grandiosas como agora. Já montei para ganhar bota, cinto, chapéu ou uma pequena quantia em dinheiro, que na verdade não dava pra nada. Na época, uma televisão era um grande prêmio - brinca.
Inspiração da novela América da Rede Globo
Se não bastasse ser uma lenda dos rodeios, ele ainda inspirou a novela “América” (2005), da Rede Globo, escrita por Glória Perez. Ele relembra que conhecia uma pessoa que era amiga da autora que escreveu a novela, e essa amiga contou a história dele.
- Me encontrei com a Glória Perez em Barretos e começamos a conversar e ela se interessou. Marquei com ela em São Paulo, então ela fez o personagem Tião, inspirado em mim, inclusive deu a ele o meu nome. A novela foi um sucesso, e parte melhor é que ajudou a divulgar o rodeio no Brasil. As pessoas passaram a conhecer o evento mais a afundo e foi muito bom para quem vive dessa modalidade - destacou Tião.
De peão a juiz de Rodeio
Tião se apresentou em inúmeras arenas brasileiras e também nos Estados Unidos, onde foi consagrado campeão por diversas vezes. Mas, também sofreu muitas contusões, e no ano de 1990, se afastou das montarias, mas não das arenas. O lendário virou juiz.
Em 2018 ele participou do
DESAFIO DO BEM - Tião Procópio x WhatsApp (Paulo Emílio) Hospital do Câncer de Barretos(hospital do amor)
Fonte: globoesporte.globo.com