Como encontrar bons touros de Rodeio
Seleção genética – Escolha feita antes do nascimento
As características adequadas dos touros de rodeio são tão importantes que a sua seleção tem início antes mesmo do seu nascimento. Boa parte dos criadores de touros para competições utilizam sêmen de animais com excelente genética para as provas. Observando que existem diferentes provas num rodeio é importante escolher os progenitores mais adequados para cada modalidade. Contudo, o trabalho de formação de touros de rodeio não acaba na questão genética.
Treinamento dos touros para rodeios
Há algumas fazendas de criação de touros, no Brasil, que se dedicam especialmente aos animais para as competições. Os criadores investem pesado num treinamento específico para que os touros se tornem temidos pelos peões e estrelas que não deixam ninguém ficar os 8 segundos em cima deles.
As atividades físicas como natação e caminhadas são essenciais para que o animal apresente explosão e fôlego para desempenhar bem o seu papel na arena. Além disso, é fundamental que ele tenha uma dieta equilibrada e adequada para o seu desenvolvimento. O sucesso do treinador se reflete na capacidade que o animal tem de apresentar saídas diferentes confundindo assim os peões e se manter com bom ritmo de corrida.
Testes
Muitos empresários do segmento de criação de touros para competição realizam testes com os animais antes que eles sejam encaminhados para tentar uma vaga nos grandes eventos de rodeio. Nesses testes são usados robôs-cowboys que permitem simular o peso de um cowboy de verdade para que o animal adquira a desenvoltura necessária para se dar bem nas arenas. Realizar testes com peões de verdade também contribui significativamente para que o touro seja satisfatório.
Escolha independe de raça
Embora os touros de determinadas raças sejam bastante recorrentes nos rodeios é importante destacar que a escolha não tem foco nesse critério. Alguns touros que possuem parentesco com touros famosos acabam não sendo aproveitados nas arenas por não ter desenvolvido as características necessárias para ser bem-sucedidos. Há também casos de touros que não tem uma raça definida, mas que são escolhidos e se tornam estrelas das competições.