PORTAL DA DIFUSORA
Quinta, 02 de Maio de 2019 19:00

A Lição do Abacaxi

Brete da Emoção - História do programa deste sábado, dia 04 de Maio de 2019.

Um funcionário com muitos anos de empresa estava irritado porque um jovem contratado havia pouco tempo foi indicado pelo patrão para uma vaga à qual o antigo empregado pleiteava.

Essa vaga implicaria em aumento salarial e responsabilidades equivalentes.

Um belo dia, ele procura o dono da empresa para fazer uma reclamação:

 Patrão, tenho trabalhado durante estes 20 anos em sua empresa com toda a dedicação, só que me sinto um tanto injustiçado.

O Juca, que está conosco há somente três anos, está ganhando mais do que eu e foi promovido para um cargo superior ao meu.

João, foi muito bom você vir aqui.

Antes de tocarmos neste assunto, tenho um problema para resolver e gostaria de sua ajuda.

 Estou querendo dar frutas como sobremesa ao nosso pessoal após o almoço.

 Aqui na esquina tem uma quitanda. Por favor, vá até lá e verifique se eles têm abacaxi.

A contra gosto e até um tanto indignado pelo estranho pedido, o funcionário foi e voltou quase uma hora depois, pois havia aproveitado para fumar, tomar café na padaria da esquina e conversar com conhecidos que ali passavam.

Retornando este, o patrão perguntou:

E aí João?

Verifiquei como o senhor mandou. O moço tem abacaxi.

 E quanto custa?

Isso eu não perguntei, não.

 Eles têm quantidade suficiente para atender a todos os funcionários?

 Isso também eu não perguntei.

 Há alguma outra fruta que possa substituir o abacaxi?

Não sei, não?

Muito bem, João. Sente-se ali naquela cadeira e aguarde um pouco.


O patrão pegou o telefone e mandou chamar Juca.

 Deu a ele a mesma orientação que dera a João:

 Juca,estou querendo dar frutas como sobremesa ao nosso pessoal após o almoço.

Aqui na esquina tem uma quitanda. Vá até lá e verifique se eles têm abacaxi, por favor.

Juca partiu para cumprir a missão e, em oito minutos, voltou.

E então? Indagou o patrão.

 Eles têm abacaxi, sim, e em quantidade suficiente para o nosso pessoal.

Se o senhor preferir tem também laranja, banana e mamão.

O abacaxi é vendido a R$1,50 cada, a banana e o mamão a R$1,00 o quilo, o melão R$1,20 a unidade e a laranja R$20,00 o cento, já descascado.

 Mas como eu disse que a compra seria grande, eles me deram 15% de desconto.

Aí, aproveitei e já deixei reservado.

 Conforme o senhor decidir, volto lá e confirmo  explicou Juca.

Agradecendo as informações o patrão dispensou-o.

Voltou-se para João que permanecia sentado ali e perguntou-lhe:

João, o que foi mesmo que você estava me dizendo?

Nada sério, não, patrão. Esqueça. Com licença.

E João deixou a sala."

Hoje, se quisermos ir mais longe ou até mesmo permanecer onde estamos, não podemos nos acomodar.

 Não podemos ter medo de descascar abacaxis todos os dias.

 Muito pelo contrário: devemos tirar uma lição a cada machucado, pois nosso objetivo é tornar o abacaxi mais seguro para quem consome em nossa constante busca por um abacaxi mais doce.

Conclusão: Seja crítico! Não aceite as coisas como são.

Não leia um caso de uso e saia fazendo antes de garantir que entendeu cada detalhe.

Comunique-se! Não se esconda atrás do monitor.

 Mostre a cara! Peça ajuda quando necessário, não negue ajuda e não sonegue informações.

Estude! Não ache que já sabe tudo.

Aquele que acha que não tem mais nada a aprender será atropelado por um jovem motivado.

Seja humilde! Não ache que só porque conseguiu resolver um bug você é estrategicamente importante para o negócio e pode ficar cheio de si por isso.

 Tenha paixão! Agarre toda a tarefa com unhas e dentes e faça o melhor possível.

 Não esqueça: não há tarefa chata; chato é não ter tarefas.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento