Rodeio é considerado esporte?
Entendendo por que rodeio é esporte
O Rodeio no Brasil é uma atividade esportiva regulamentada pela lei federal nº10519, desde 2002. A partir de então, a lei que ficou conhecida como "Lei do Rodeio" instituiu normas gerais relativas ao Esporte Rodeio.
De acordo com o Ministério do Esporte, sim.
Em 2017 a pasta tomou uma decisão inédita ao apoiar financeiramente uma festa do peão, reconhecendo, dessa forma, o mérito esportivo da atividade de montaria em touro, que também faz parte da bagagem cultural do país, especialmente no interior.
Já faz anos que os peões de montaria são considerados atletas de alto desempenho em vários países.
A preparação dos peões de rodeio para enfrentar o touro dentro da arena se equipara à de qualquer atleta dedicado a esportes de alto desempenho como atletismo, futebol, canoagem e outros.
Há ainda o risco à integridade física no duelo estabelecido com um animal de grande porte.
O espetáculo é um dos que mais tem atraído a atenção do público brasileiro, em parte devido à difusão da música sertaneja que é sempre companheira fiel das festas de peão, com shows de artistas populares.
O rodeio de touro é a prova principal desse tipo de evento, no entanto, não é a única prática que pode ser considerada esportiva.
Outras provas como Team Roping e a Prova de Três Tambores (também disputada por mulheres) podem ser encaradas sob o viés esportivo, haja vista que a competição tem regras predeterminadas.
No entanto, quando o debate a respeito de rodeio ser ou não considerado esporte vem à tona, o foco ainda são as provas de montaria em touro.