Com casos em alta em Minas governo vai distribuir mais de 400 mil testes rápidos de dengue
O governo se prepara para iniciar a distribuição de 405.845 testes rápidos para diagnóstico de dengue, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

A dengue avança em Minas Gerais:
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, até o dia 27 de janeiro eram 12.485 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 3.810 casos foram confirmados para a doença e 06 óbitos estão em investigação. Até o momento, há 2 óbitos confirmados por dengue no estado.
Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 1.325 casos prováveis da doença, dos quais 1.039 foram confirmados. Até o momento, não há óbitos confirmados ou em investigação por Chikungunya em Minas Gerais.
Quanto ao vírus Zika, até o momento há 1 caso provável e não há casos confirmados para a doença no estado.
De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, o teste rápido, que será enviado pelo Ministério da Saúde, é uma importante estratégia na atenção primária.
"Tão logo o paciente chegue na unidade de saúde com os sintomas característicos da doença, ele deve ser acolhido e realizar a detecção por meio do teste rápido. Caso o resultado seja positivo, o manejo clínico será imediatamente iniciado, evitando assim casos graves e óbitos. Estamos no período sazonal e contamos com o apoio de todos os mineiros para eliminar focos de água parada em suas casas. É fundamental o trabalho conjunto para a prevenção, aliado ao início precoce do tratamento em caso de infecção pelo mosquito, pois todo e qualquer óbito por dengue é evitável e trabalhamos firmemente para que não ocorram."