Vence na próxima quinta-feira prazo para eleitor justificar ausência nas eleições do primeiro turno
Quem não votou no primeiro turno das Eleições 2024, no dia 6 de outubro, têm até 05 de dezembro para justificar a ausência às urnas. justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título, Autoatendimento, nos cartórios eleitorais, no site do TSE ou no Sistema Justifica.
Quem não votou no primeiro turno das Eleições 2024, no dia 6 de outubro, têm até 05 de dezembro para justificar a ausência às urnas. De acordo com o TRE-MG, a justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título, Autoatendimento, nos cartórios eleitorais, no site do TSE ou no Sistema Justifica.
Em qualquer desses meios, é necessária a apresentação de documento que comprove o motivo alegado para a ausência. Caso a justificativa seja aceita pelo juiz eleitoral, haverá o registro no histórico do título eleitoral. Se a justificativa for indeferida, a pessoa precisará quitar o débito.
Em Minas Gerais, 3.793.583 pessoas não votaram no primeiro turno. Entre elas, 871.278 já justificaram a ausência.
Em Ouro Fino registrou-se 93,2% de votos válidos, 2,63% de votos brancos, 4,35% de nulos, comparecimento de 72,96% e de abstenção 27,04% (nesse caso 6.875 eleitores que estão obrigados a justificar ausência). O Cartório Eleitoral de Ouro Fino vinculado a Centésima Nonagésima Nona Seção, fica localizado na Av. Barão do Rio Branco, 168 – centro de Ouro Fino. Quem tem o voto obrigatório, mas não votar e não justificar a ausência nos prazos definidos pela legislação estará sujeito ao pagamento de multa e ficará sem quitação eleitoral enquanto não regularizar essa pendência.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Disque-Eleitor, telefones 148 ou (31) 2116-3600.
Nas localidades onde ocorreu o segundo turno das eleições, o prazo para entregar à justificativa termina em 07 de janeiro de 2025.