Orientações e destaques para o 2º Turno da Eleições
Justiça Eleitoral mantém mesmas linhas e itinerários para o transporte de eleitores em Ouro Fino e Inconfidentes
O Tribunal Superior Eleitoral considera que e eleição deste ano e a maior já realizada em 90 anos de existência da Justiça Eleitoral.
Mais de 150 milhões de eleitores devem comparecer às urnas no domingo (30), no segundo turno para escolher governador em 12 estados brasileiros e o presidente da República.
Em Minas Gerais, a disputa para governador foi decidida no primeiro turno com vitória de Zema sobre Alexandre Calil.
No Estado quase Dezessete Milhões de eleitores deverão ir às urnas no domingo votar escolher o presidente da República na disputa entre Lula e Bolsonaro.
O processo tende a ser muito mais rápido neste segundo turno em razão da votação ser apenas para presidente da República, como é o caso de Minas Gerais e governador em 12 estados. A votação começa às 8h e vai às 17h.
O eleitor que compareceu ao primeiro turno, já sabe em qual seção deve votar e isso pode agilizar o processo de votação.
Os mesários também tiveram treinamento online para solucionar eventuais problemas durante a votação.
O eleitor deve levar um documento com foto para apresentar ao mesário quando entrar na seção eleitoral. São aceitos carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte, carteira de trabalho e carteiras de entidades profissionais reconhecidas por lei.
Segue proibido neste segundo turno levar o celular para a cabine de votação, nem qualquer outro equipamento eletrônico.
O aparelho é deixado num local próximo do eleitor até que ele vote.
TRANSPORTE DE ELEITORES- SEGUNDO TURNO ELEIÇÕES
Assim como ocorreu no primeiro turno, os municípios de Ouro Fino e Inconfidentes atendendo à determinação da Justiça Eleitoral oferecem transporte de eleitores no domingo dia 30, sendo mantidos os mesmos horários e itinerários. Ouro Fino são seis linhas rurais. Primeira viagem às 7h- retorno 10h. Segunda saída às 11h- retorno às 14h e a terceira viagem às 15h - retorno a partir das17h.
Itinerários bairros; Abertão, Cervinho, Feijoal, Penha, Limas, Parreiras, Vargem Grande, Peitudo, Pinhalzinho dos Lopes, Laranjal, Tanque, Bogari, Mandu, Serra, Santa Isabel, Serrinha, Barra, São José, Taguá, Taboão, Capinzal, Caneleiras, Escolinha e São Pedro.
Inconfidentes são cinco linhas. Bairros; Boa Vista dos Góes, Boa Aventura, Cambui, Freitas, Córrego da Onça, Angu Frio, Romas, Monjolinho, Grama, Córrego do Urutu, Pessegueiro, Posses, Porontava e Boa Vista.
Eleitorado de Ouro Fino e Inconfidentes:
Até o primeiro turno das eleições estavam inscritos na Centésima Nonagésima Zona Eleitoral que abrange Ouro Fino e Inconfidentes e aptos a votar, um total de 31.641 eleitores sendo 25.272 em Ouro Fino 6.369 Inconfidentes.
Não houve alteração nas seções ou locais de votação, sendo assim, em Ouro Fino serão são 8 locais de votação com 83 seções eleitorais distribuídas nas seguintes localidades: Escolas Coronel Paiva, Francisco Ribeiro da Fonseca, Juvenal Brandão, Guerino Casasanta, Ernesto Barbosa- Crisólia- Horário Narciso de Góes- Pinhalzinho dos Góes- Delorme de Avellar Muniz e Asmec.
Em Inconfidentes haverá apenas um local de votação, instalado na Fazenda Escola do IFSUL DE MINAS com 17 seções eleitorais.
OBRIGATORIEDADE DE VOTO:
O voto é obrigatório para pessoas entre 18 e 69 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, pessoas a partir dos 70 anos e pessoas analfabetas.
Quem tem o voto obrigatório e não puder ir votar deverá justificar sua ausência às urnas num prazo de até 60 dias. Quem não votou no primeiro turno pode comparecer para votar no segundo turno.