Médicos da Santa Casa de Ouro Fino anunciam ‘paralisação ética’ a partir da próxima quinta (12)
Direção da Santa Casa informou que atraso no repasse de verbas do SUS impossibilitou o pagamento de empresa que é responsável pela contratação e pagamento dos médicos que anunciaram a paralização.
Imagens: Arquivo
Um grupo de médicos que atende na Santa Casa de Ouro Fino emitiu um comunicado anunciando uma ‘paralisação ética’ de alguns atendimentos no hospital a partir da próxima quinta-feira (12). A motivação é o atraso no pagamento dos profissionais.
O mesmo comunicado informa que os atendimentos classificados como emergência e prioridade serão mantidos para assegurar “a proteção da vida e a dos pacientes”, porém, os atendimentos eletivos não urgentes e de menor complexidade poderão sofrer atrasos.
O presidente do Conselho de Administração da Santa Casa, Carlos Francisco dos Santos e Souza, o Carlinhos Souza, explicou que o hospital não tem vínculo direto com os médicos, “nós não temos médico no nosso quadro. Nós são contratamos empresas que são responsáveis pelos médicos.”
Carlinhos conta ainda que não acredita na paralização “estão falando que vão fazer greve, nós não estamos vendo isso porquê por contrato eles são obrigados a manter os médicos aqui 24 horas, principalmente na urgência e emergência e a empresa não nos comunicou que não vai ter médico.
Carlinho Souza informou ainda que a Santa Casa ainda não pagou a empresa responsável pelos médicos devido ao atraso no repasse das verbas do SUS (Sistema Único de Saúde), “essas verbas era para vir já 10 de janeiro, hoje é 10 de fevereiro e ainda não veio, são quase R$ 700 mil. Ontem nós tivemos fomos informados que esta verba está vindo, mas ainda não veio.
Por fim Carlinhos Souza explicou que direção da Santa Casa trata de todos os assuntos relacionados aos médicos que atendem no hospital com a empresa responsável “é deles que vou exigir o atendimento, exigir que a escala e são eles também vão exigir o pagamento conforme o contrato.