Governo libera a partir da próxima segunda-feira (02) pagamento da segunda parcela do FGTS para trabalhador que aderiu ao saque aniversário
Segunda parcela dos recursos retidos de trabalhadores demitidos entre janeiro de 2020 e 23 de dezembro de 2025, que optaram pelo saque-aniversário do FGTS.
Imagem Ilustrativa
O Ministério do Trabalho começa a pagar na segunda-feira, dia 2 de fevereiro, a segunda parcela dos recursos retidos de trabalhadores demitidos entre janeiro de 2020 e 23 de dezembro de 2025, que optaram pelo saque-aniversário do FGTS.
Ao todo, de acordo com a pasta federal, 822 mil, 559 trabalhadores beneficiados, devem receber, juntos, R$ 3 bilhões e 900 milhões de reais.
Os depósitos serão realizados entre os dias 2 e 12 de fevereiro e a maioria dos trabalhadores receberá os valores automaticamente nas contas bancárias previamente cadastradas no aplicativo FGTS.
Quem não tiver conta registrada no aplicativo, no entanto, poderá realizar o saque nos terminais de autoatendimento da Caixa, nas casas lotéricas ou nas unidades do "Caixa Aqui".
Vale ressaltar que o pagamento está sendo realizado governo flexibilizou as regras para permitir que esses profissionais demitidos acessem o saldo acumulado, algo que normalmente é restrito para quem adere ao saque-aniversário.
O Ministério alerta, porém, que nem todos receberão o valor integral. Dos mais de quatorze milhões de brasileiros com saldo disponível, cerca de dez milhões possuem parte dos recursos comprometida com empréstimos bancários que utilizaram o fundo como garantia.
Além disso, outros dois milhões de trabalhadores estão com o saldo totalmente empenhado em operações de crédito, o que impede saques neste momento.
A consulta à situação específica de cada trabalhador pode ser feita pelos canais digitais da Caixa.
Radio2 - Milena Abreu