PORTAL DA DIFUSORA
Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2026 12:33

Arcebispo de Pouso Alegre comenta concessão de título de venerável à Irmã Mãezinha do Carmelo, pelo papa Leão XIV

A reportagem de Valmei Bueno, da Rede Arquidiocesana de Rádio ouviu Dom José Luiz Majella Delgado, Arcebispo de Pouso Alegre, sobre o reconhecimento de Irmã Maria Imaculada da Santíssima Trindade como Venerável.

Imagens: Divulgação/CNBB/Arquidiocese de Pouso Alegre

O Papa Leão XIV concedeu o título de Venerável a Irmã Maria Imaculada da Santíssima Trindade, conhecida como mãezinha do Carmelo de Pouso Alegre. Este é um importante passo rumo à canonização da fundadora do Carmelo Sagrada Família. 

O arcebispo de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majela Delgado, comentou a alegria da Arquidiocese ao receber a notícia,. “a Arquidiocese de Pouso Alegre se alegra com a família carmelitana. O nosso Carmelo da Sagrada Família recebeu a feliz notícia de que o Papa Leão XIV concedeu o reconhecimento das Virtudes Heróicas da Serva de Deus, irmã Maria Imaculada da Santíssima Trindade, conhecida como Mãezinha, que passa agora a receber o título de venerável.”

Nascida em 12 de janeiro de 1909 em Maria da Fé, Maria Gisela Vilela, viveu desde cedo uma profunda experiência de fé, ao professar os votos como religiosa carmelita, assumiu o nome de Irmã Maria Imaculada da Santíssima Trindade. Dom Majela explica o significado do título recebido pela mãezinha do Carmelo.

“Esse título é concedido à Irmã e todos aqueles que estão num processo para a causa de beatificação, a partir daquilo que chamamos de Virtudes Heróicas. A virtude heróica é um hábito pelo qual a pessoa, movida pela graça de Deus, frente às dificuldades, se comporta habitualmente, de um modo não comum, exercitando difíceis e contínuos atos de virtude com ânimo e satisfação. Podemos dizer que é um conjunto de exempliariedade de vida que deve ser demonstrado para que se inicie o processo formal de canonização”. 

A Venerável Maria Imaculada da Santíssima Trindade faleceu no dia 20 de janeiro de 1988 em Pouso Alegre. Para a beatificação da irmã Carmelita será necessário o reconhecimento de um milagre atribuído à intercessão da fundadora.

De acordo com Dom Majela, o início do processo de canonização se dá pela investigação de como o candidato viveu as virtudes cristãs. Ele destaca que as virtudes heróicas mais do que esforço são humano são graça de Deus, “Virtude Heróica não quer dizer que aquela pessoa ou aquele santo seja uma espécie de ‘atleta da santidade’ que consegue fazer algo que pessoas normais não conseguiam fazer, não é isso! Virtude Heróica, na vida de uma pessoa, se dá pela revelação da presença de Deus, presença de Deus que se torna mais patente tudo aquilo que a pessoa não é capaz de fazer por si mesma. Virtude Heróica não significa propriamente que alguém realiza grandes feitos por suas forças pessoais, mas que, na sua vida, aparecem realidades que não foi a pessoa quem fez, porque ela só esteve disponível para deixar que Deus atuasse nela.” 

Dom Majela conta como a mãezinha do Carmelo viveu a sua vida na cidade, “e a sua vocação, ela encontrou no Carmelo um grande espaço para poder, enraizando na vida carmelitana, viver o testemunho de vida contemplativa, unindo a realidade às necessidades do nosso povo. Então nós podemos afirmar com muita alegria: a mãezinha é agora uma venerável, a venerável Maria Imaculada da Santíssima Trindade e deixou essa herança espiritual, porque fundou o Carmelo, mas deixou também a herança espiritual da sua vida. 

O Carmelo da Sagrada Família fica na Rua Comendador José Garcia, 1307. Os fiéis podem visitar a Capela da Sagrada Família, o Memorial, bem como o túmulo da Venerável Irmã Maria Imaculada da Santíssima Trindade das 6h às 17h.

 

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento