EPR Sul de Minas alerta usuários sobre tentativas de golpes na cobrança do pedágio sem cancela de Monte Sião
A concessionária não envia boletos, links ou QR Codes por WhatsApp ou e-mail. O aplicativo oficial informa apenas a passagem no pedágio.
Imagem: EPR
A EPR Sul de Minas informa que identificou, ao longo de 2025, mais de 8 mil passagens de veículos com placas adulteradas no pórtico de pedágio eletrônico da MG-459, em Monte Sião.
Segundo ainda a concessionária apenas em dezembro, 875 ocorrências foram registradas, envolvendo tentativas de ocultação ou alteração da identificação veicular.
De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), trafegar com placa em desacordo com as normas é infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH. A Polícia Militar Rodoviária Estadual alerta que além das penalidades administrativas, a conduta pode resultar em responsabilização criminal com pena de reclusão de três a seis anos para quem adultera ou suprime sinais identificadores de veículos. A EPR orienta que o pedágio eletrônico da MG-459 opera em fluxo livre, sem necessidade de parada, utilizando sensores e câmeras de alta precisão, em funcionamento 24 horas por dia.
A cobrança ocorre por meio de TAG eletrônica ou pela leitura automática das placas.
O usuário tem até 30 dias após a passagem para quitar a tarifa.
A EPR Sul de Minas também alerta os usuários sobre tentativas de fraude em cobranças do pedágio eletrônico. A concessionária não envia boletos, links ou QR Codes por WhatsApp ou e-mail.
Os usuários devem desconfiar de cobranças inesperadas e nunca compartilhar dados pessoais em sites ou canais não oficiais.
O aplicativo oficial informa apenas a passagem no pedágio e o pagamento deve ser realizado digitalmente dentro da própria plataforma, no site eprsuldeminas.com.br/pedagio-eletronico ou aplicativo “EPR Pedágio Sem Cancela” ou se o motorista preferir, de forma presencial na Base de Atendimento da rodovia MG-290, no km 53, nos pontos conveniados ou nas sete praças de pedágio da concessionária.
Mais informações estão disponíveis pelo telefone 0800 290 0459.