Defesa Civil Estadual alerta para riscos por conta de grandes volumes de chuva até o próximo sábado em Minas Gerais
Segundo o monitoramento do Cindec, ocorrência de chuva persistente aumenta o risco de transtornos, especialmente em áreas urbanas, regiões de encosta e próximas a cursos d’água.
Imagem: Marco Evangelista/Imprensa MG
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais alerta a população para a previsão de uma semana marcada por instabilidade atmosférica e volumes elevados de chuva, em diversas regiões do estado, até o próximo sábado dia 24 de janeiro.
Segundo o monitoramento do Centro de Inteligência em Defesa Civil (Cindec), a atuação desse sistema favorece a ocorrência de chuva persistente por vários dias consecutivos, aumentando o risco de transtornos, especialmente em áreas urbanas, regiões de encosta e próximas a cursos d’água.
A coordenação orienta sobre áreas de risco e os cuidados com as crianças que costumam brincar em áreas alagadas, córregos ou rios.
O assessor administrativo da diretoria de planejamento da Defesa Civil de Minas Gerais José Geraldo explica que a previsão indica a possibilidade de formação de um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul “com chuva persistente por vários dias e acumulados que podem ultrapassar 200 mm em algumas localidades.”
“Quando falamos em 200 mm de chuva, estamos nos referindo a um volume que, em muitos municípios, equivale a toda a chuva esperada para o mês inteiro, concentrada em poucos dias. As chuvas persistentes, previstas para os próximos dias em Minas Gerais, aumentam significativamente o risco de enxurradas, alagamentos, deslizamentos e transbordamento de rios e corre.”
José Geraldo explica ainda que a Defesa Civil reforça a recomendação para as pessoas não se aproximarem de cursos d'água durante após as chuvas, “mesmo que o nível da água pareça baixo, ele pode subir rapidamente e a correnteza se tornar muito forte com alto risco de arrastamento de pessoas e veículos. Evite também atravessar ruas alagadas a pé ou de carro.”
O assessor continua “fique atento também à sua residência, o surgimento de rachaduras, trincas nas paredes, estalos, portas e janelas emperradas ou inclinação de muros e postes, estes são sinais de alerta. Ao perceber qualquer alteração estrutural, saia do local e acione imediatamente a Defesa Civil do seu município.”
José Geraldo termina dizendo “durante as chuvas, permaneça em local seguro e aguarde a intensidade diminuir. Não deixe crianças brincarem em áreas alagadas, enxurradas, rios ou córregos. Não se abrigue debaixo de árvores durante tempestades. Em caso de emergência, ligue 190, 193 ou 199.
Para receber alertas da Defesa Civil basta enviar um SMS com o CEP da cidade para o número 40199.