PORTAL DA DIFUSORA
Terça-feira, 13 de Janeiro de 2026 13:05

Prova de vida do INSS em 2026 é feita de forma automática para maioria dos aposentados e pensionistas

O INSS realiza o cruzamento de dados para confirmar que o beneficiário está vivo. Essa verificação proativa busca por interações da pessoa em registros públicos.

Imagem: Arquivo

Neste ano de 2026, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão realizar a prova de vida procedimento para garantir a continuidade do recebimento de benefícios de forma automática para a maioria das pessoas, sem a necessidade de deslocamento a uma agência bancária. 

O INSS realiza o cruzamento de dados para confirmar que o beneficiário está vivo. Essa verificação proativa busca por interações da pessoa em registros públicos. Outras atividades que contam como prova de vida incluem, atendimento presencial em uma agência do INSS, perícia médica, vacinação, emissão de passaporte ou carteira de motorista. A atualização do Cadastro Único (CadÚnico) também é um registro válido para o sistema. 

O INSS apenas notificará quem não tiver nenhuma movimentação identificada nos bancos de dados nos últimos 10 meses. O aviso será enviado pelo aplicativo Meu INSS, por ligação do número 135 ou através do banco onde o benefício é recebido. 

Após receber a notificação, o beneficiário terá 30 dias para regularizar a situação.

 

 

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento