PORTAL DA DIFUSORA
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2026 12:27

Cemig adota novo padrão para identificar unidades consumidoras de energia no estado por determinação da Aneel

Cemig adotou um novo padrão para identificar as unidades consumidoras de energia elétrica. cada unidade consumidora é identificada pelo tradicional número de instalação, iniciado pelo dígito 3. Esse código será substituído por um novo identificador padronizado nacionalmente, composto por 15 dígitos.

Imagem: Divulgação CEMIG

A Cemig adotou um novo padrão para identificar as unidades consumidoras de energia elétrica. A mudança altera a partir da primeira semana de janeiro o atual número da Instalação, que aparece nas contas de luz, para o novo número da Unidade Consumidora, conforme determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para todo o país.

Esse número é normalmente utilizado pelos clientes para solicitar serviços, registrar falta de energia e acessar os canais de atendimento.

Atualmente, cada unidade consumidora é identificada pelo tradicional número de instalação, iniciado pelo dígito 3. Esse código será substituído por um novo identificador padronizado nacionalmente, composto por 15 dígitos.

Esse será o número oficial presente nas contas de luz, nos protocolos de atendimento e em todos os documentos da distribuidora.

Além de constar na fatura, o novo número também poderá ser consultado no site da Cemig ‘novoportal.cemig.com.br’. O número de instalação atual (iniciado pelo dígito 3) continuará disponível por até 12 meses, os dois números poderão ser informados à Cemig, sem prejuízo nas solicitações de serviços emergenciais ou comerciais.

A mudança não altera o valor nem a forma de cálculo da conta de energia. A fatura continuará sendo emitida normalmente, já com o novo código. 

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento