Jovens Brasileiros de 18 Anos Já Podem Fazer o Alistamento Militar
Pelo segundo ano consecutivo, o alistamento também está aberto às mulheres brasileiras que desejam voluntariamente prestar o serviço militar.
Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Alistamento Militar 2026: Processo é obrigatório para jovens brasileiros do sexo masculino, até mesmo para quem reside no exterior já começou.
Pelo segundo ano consecutivo, o alistamento também está aberto às mulheres brasileiras que desejam voluntariamente prestar o serviço militar, desde que completem 18 anos em 2026.
O alistamento é feito gratuitamente até o dia 30 de junho, quem perder o prazo arcará com multa por atraso e concorrerá à seleção do ano seguinte. Para as mulheres, o prazo de alistamento não será prorrogado.
As inscrições dos brasileiros que completam 18 anos em 2026 devem ser feitas com a conta gov, pelo site www.alistamento.eb.mil.br. ou de forma presencial com documentos originais de identificação.
São eles: certidão de nascimento ou casamento; carteira de identidade ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); e comprovante de residência recente. O alistamento em Ouro Fino, de acordo com a Diretoria de Serviço Militar, deve ser feito na Junta de Serviço Militar (JSM) localizado no prédio da prefeitura na Avenida Cyro Gonçalves, numero 173, centro.
O cidadão enfermo que, por incapacidade absoluta, esteja impossibilitado de comparecer à uma Junta de Serviço Militar, poderá ser representado pelo seu tutor ou curador.Os jovens que com alguma condição de saúde impeditiva, como ser pessoa com deficiência (PCD) podem requerer a isenção do serviço militar. Para isso, devem levar documentos, comprovantes e laudos médicos já no momento do alistamento, em uma Junta de Serviço Militar.
Após o alistamento, o cidadão deverá consultar o mesmo site ‘alistamento.eb.mil.br’ para saber se foi dispensado ou se deve comparecer à etapa de seleção geral, no segundo semestre de 2026.
O serviço militar terá início em 2027, com duração de um ano. Há a possibilidade de a atividade ser prorrogada a cada 12 meses, por até oito anos, caso haja vagas, interesse dos jovens em permanecer nas fileiras militares e aprovação por parte das Forças Armadas.
O serviço militar é obrigatório, os jovens brasileiros do sexo masculino, que completarem 18 anos e não se alistarem ficam impedidos, entre outros, de obter ou renovar passaporte, participar de concursos públicos, fazer a matricula em faculdades ou universidades e assinar contratos com o governo do Brasil.