Ministério da Saúde atualiza Caderneta da Pessoa Idosa
O novo documento está mais didático e acessível. A reportagem é de Pedro Lacerda da Rádioagência Nacional
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Ministério da Saúde atualizou a Caderneta da Pessoa Idosa, documento oficial do SUS que funciona como um "prontuário móvel", ou seja, inclui informações sobre saúde mental, prevenção de violência, cuidados paliativos e seguridade social. Ela foi criada para que a própria pessoa, seus familiares e os profissionais de saúde possam acompanhar, de forma organizada, a evolução clínica e as condições de vida do idoso.
Segundo o ministério, o novo documento está mais didático e acessível, com linguagem simplificada, fontes maiores, ilustrações e QR Codes, para direcionar o usuário e os profissionais a conteúdos complementares de educação em saúde.
Além de organizar o histórico clínico, o material incorpora elementos que levam em consideração a diversidade e a realidade social dos mais de 32 milhões de brasileiros com 60 anos ou mais.
Vale lembrar que o preenchimento da caderneta não é feito só pelo médico. Enfermeiros, dentistas e até o próprio idoso, ou cuidador, podem e devem acrescentar informações ao documento.
Informações
A Caderneta da Pessoa Idosa pode ser acessada pelo site do Ministério da Saúde no endereço gov.br/saude. Em breve, o documento também estará disponível no aplicativo “Meu SUS Digital”. Versões impressas serão distribuídas para unidades básicas de saúde, centros de referência de assistência social e agentes comunitários de Saúde.