Dezembro Vermelho alerta para diagnóstico precoce do HIV
Entre 2024 e 2025, quase nove mil pessoas em Minas Gerais foram diagnosticadas com o HIV. Desse total, 76% são homens, com idades entre 20 e 49 anos
Imagem: Arquivo
Dezembro Vermelho: Minas Gerais alerta para importância do diagnóstico precoce do HIV e reforça acesso ao tratamento
Segundo reportagem de Lucas Rodrigues, da Agência Minas, entre 2024 e 2025, quase 9 mil pessoas no estado foram diagnosticadas com o vírus. Desse total, 76% são homens, com idades entre 20 e 49 anos.
A Secretaria de Saúde reforça o acesso ao atendimento oferecido pelo estado. Segundo a pasta, os avanços da rede de assistência têm garantido mais qualidade de vida à população.
Minas conta com 74 serviços de atendimento específico em 67 municípios, como serviços de atenção especializada, centros de testagem e aconselhamento e unidades de dispensação de medicamentos.
De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Prosdocimi, a política para o controle do HIV, a profilaxia pré-exposição (prEP), tem sido ampliada no estado “um mecanismo interessante, inovador, que é a disponibilização da profilaxia pré-exposição (prEP) em máquinas dispensadoras nos municípios que tem maior critério epidemiológico, maior notificação de caso e a inovação buscando ampliar o acesso. Com certeza nós vamos levar mais possibilidades em Minas Gerais, tanto na capital como no interior, ampliando o acesso da população para um mecanismo importante de redução e mitigação da HIV em nosso estado”.
Essa expansão inclui ações de prevenção, diagnóstico e cuidado. Atualmente, na rede estadual, mais de 63 mil pessoas utilizam terapia antiretroviral.