Alunos do Ensino Médio de escola estadual de Jacutinga participam de olimpíada de matemática na Tailândia
A Escola Estadual Júlio Brandão de Jacutinga deve selecionar 10 alunos entre as duas equipes que ganharam a medalha e dois servidores para fazer parte da delegação que irá para a Tailândia.
Imagem: Escola Estadual Júlio Brandão de Jacutinga
Alunos da Escola Estadual Júlio Brandão de Jacutinga, do segundo e terceiro ano do Ensino Médio, coordenados pelo professor Mosasi William Campos de Almeida. Conquistaram a medalha de bronze na etapa nacional da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), realizada em maio deste ano.
Além da medalha nacional, a escola também foi premiada na fase regional, somando duas distinções em 2025.
Criada em 1990 pela Académie de Strasbourg, na França, a OIMSF é voltada ao Ensino Fundamental e Médio, promovendo raciocínio lógico e trabalho em equipe. No Brasil, é organizada pela Rede POC – Programa de Olimpíadas do Conhecimento, com apoio do Consulado da França em São Paulo, Universidade Metodista e Cenpec.
Por conta do desempenho e pela conquista na OIMSF, os estudantes da Escola Julio Brandão foram convidados para um novo desafio, agora internacional. O Programa de Olimpíadas da Rede POC, organizador oficial da olimpíada no Brasil selecionou a Escola Estadual para integrar a delegação do Brasil para a INTERNATIONAL TALENT MATHEMATICS CONTEST – ITMC 2026 que ocorrerá de 28 de fevereiro a 4 de março de 2026, em Bangkok, na Tailândia.
O ITMC é uma iniciativa da Thai Talent Training – Instituto Nacional de Educação Matemática da Tailândia, uma das principais instituições voltadas ao ensino de Matemática e preparação olímpica do mundo.
Entre os estudantes que podem ser selecionados para participar da Olimpíada na Tailândia estão a Aluna do 3º ano Giovana e o estudante do 2º ano Gabriel, que em entrevista à Radio Difusora agradecem aos professores e a Escola pelo apoio. Giovana afirma ainda que “tivermos a oportunidade de fazer uma prova que sabíamos que não seria fácil, mas também sabíamos que daríamos conta”, ela completa “sabemos que nem todos poderão ir à Tailândia, mas os que ficaram estarão torcendo pelos colegas”. Já Gabriel comemora “ficamos muito felizes que nossa cidade tem muitos alunos bons e esperamos que ir muito bem na etapa da Tailândia”.
A Escola Estadual Júlio Brandão de Jacutinga deve selecionar 10 alunos entre as duas equipes que ganharam a medalha e dois servidores para fazer parte da delegação que irá para a Tailândia.