Cemig faz alerta sobre riscos de acidentes no período do verão que se aproxima com previsão de fortes chuvas e tempestades
Verão brasileiro de 2025 terá início no próximo dia 21 de dezembro com previsão de aumento das tempestades típicas do período. As atenções na estação mais quente do ano estão voltadas as pancadas de chuva intensas, geralmente, acompanhadas de raios, ventos fortes e inundações.
Imagem Ilustrativa
E o verão brasileiro de 2025 terá início no próximo dia 21 de dezembro com previsão de aumento das tempestades típicas do período.
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) reforça os cuidados essenciais para evitar acidentes com a rede elétrica.
As atenções na estação mais quente do ano estão voltadas as pancadas de chuva intensas, geralmente, acompanhadas de raios, ventos fortes e inundações. Dados da companhia apontam que o Estado registrou em 2024 cerca de 1 milhão e 600 mil raios.
Diante dessa elevada incidência, a companhia reforça a importância de atenção redobrada para proteger a vida, evitar acidentes e danos a equipamentos.
A Técnica de Segurança do Trabalho da Cemig, Geziane Calixto traz algumas recomendações importantes.
"om a chegada do verão e o aumento das tempestades típicas da época, a Semig reforça os alertas de segurança para evitar acidentes com a rede elétrica. Só em 2024, Minas Gerais registrou cerca de 1.600.000 descargas atmosféricas, um número que exige atenção redobrada da população. Em casa, a principal orientação é simples: salva vidas e protege equipamentos. Desligue e retire os aparelhos das tomadas antes do início da chuva.
A queda de um raio, mesmo que longe da sua casa, pode gerar sobretensão e queimar aparelhos ou provocar choques elétricos. Se possível, instale para raios específicos para baixa tensão, sempre com um eletricista qualificado. Durante temporais, interrompa atividades em lajes, telhados ou áreas abertas e procure abrigo em construções de alvenaria.
Em casos de alagamento, desligue imediatamente o disjuntor geral do imóvel. Evite também se abrigar próximo a árvores, postes, estruturas metálicas e na zona rural mantenha a distância de cercas de arame. E lembre-se, fio partido é um risco máximo, não toque, não se aproxime e não permita que ninguém se aproxime dos cabos.
Ligue para o 116, atendimento que funciona 24 horas, segurança sempre em primeiro lugar."