STF vota hoje se mantém ou não, prisão de jair bolsonaro decretada no sábado, após ex-presidente tentar romper tornozeleira eletrônica
STF abriu votação na manhã desta segunda-feira (24) de forma virtual para decidir sobre o decreto de prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro. Prisão decretada no sábado (22) não tem relação com a pena imposta ao ex-presidente.
Imagem reprodução Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil (editado)
A Primeira Turma do STF abriu votação na manhã desta segunda-feira (24) de forma virtual para decidir sobre o decreto de prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro. No sábado (22), atendendo pedido da Polícia Federal (PF) ele foi preso em uma sala da Superintendência da PF em Brasília, após tentar romper a tornozeleira eletrônica.
Na audiência de custódia, realizada no domingo (23) o ex-presidente admitiu ter tentado romper a tornozeleira eletrônica após “alucinação” e ter ouvido vozes, em certa “paranoia” pela interação de remédios prescritos por médicos diferentes. A juíza que presidiu a audiência decidiu pela manutenção da prisão do ex-presidente.
E termina nesta segunda-feira (24), o prazo para os advogados do ex-presidente e de outros sete condenados por tentativa de golpe de Estado apresentarem novos recursos no STF.
A partir de, então, o processo pode transitar em julgado, etapa que abre caminho para o ministro Alexandre de Moraes ordenar o cumprimento das penas dos réus.
A prisão decretada no sábado (22) não tem relação com a pena imposta ao ex-presidente.