PORTAL DA DIFUSORA
Domingo, 09 de Novembro de 2025 12:30

Quase 5 milhões de estudantes prestam o Enem neste domingo. Em Ouro Fino são cerca de 680 candidatos

O exame terá início às 13h30, com duração de cinco horas e meia e os candidatos devem permanecer no local por pelo menos duas horas. Aqueles que quiserem levar para casa o caderno de questões terão de esperar até as 18h30 para sair.

Imagem: Luís Guilherme Burza

Acontece neste domingo (9) o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Nesta primeira prova serão 90 questões sendo 40 de língua portuguesa, 5 de inglês ou espanhol e 45 de Ciências Humanas, além da Redação.

Em Ouro Fino, 682 estudantes estão inscritos para o Exame, destes, 41 farão a prova na Escola Estaduais Coronel Paiva e 641 na Escola Estadual Francisco Ribeiro da Fonseca (Escola Normal), segundo a Coordenadora Municipal do ENEM, Jaqueline Góis.

O estudante Gabriel Luan de Moura Rafaeli, que presta o Enem para tentar uma vaga em engenharia de produção na Unifei disse que está preparado para a prova “venho me preparando aí do primeiro ano”. Ele considera que sua maior facilidade é interpretar textos e a dificuldade do exame é o cansaço. Com bom humor Gabriel diz que vai aproveitar todo tempo disponível e vai ficar na sala “até a polícia tirar eu de lá”.

A irmã dele, Ana Luiza Rafaeli presta este ano como treineira, mas mesmo assim diz estar levando muito a sério o teste “estou nervosa, mesmo este ano sendo um teste”. Ela diz que vai aproveitar para ver o tempo de prova e experimentar a redação. Ana Luiza ainda não decidiu qual faculdade pretende cursar “no próximo ano vou refletir mais sobre”.

Analice Alves Borges, também presta como treineira mas também estava ansiosa para a prova deste domingo. Ela também disse que estava animada “acho que vale a pena a experiência.”. A estudante da Escola Estadual Ernesto Barbosa, de Crisólia disse ainda que o maior desafio para ela é se concentrar na prova e a redação, pois não sabe o tema e acha que pode se sair bem nas questões de língua portuguesa.

Claudiana Delmoro quer cursar Medicina Veterinária. Ela Já passou em uma faculdade particular, mas presta o Enem para buscar aprovação em uma pública. Claudiana não havia prestado a prova como treineira. Ela também teme a redação e acha que vai se sair bem na prova de ciências.

Os portões abriram às 12h e se fecham às 13h, após este horário nenhum estudante poderá entrar nos locais de aplicação das provas. O exame terá início às 13h30 e terá duração de cinco horas e meia. Nenhum candidato pode deixar o local de aplicação da prova antes de duas horas do início, sob pena de desclassificação. Porém aqueles que quiserem sair com o caderno de questões devem aguardar até o encerramento, ou seja até as 18h30.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento