PORTAL DA DIFUSORA
Quinta-feira, 23 de Outubro de 2025 12:19

Emater divulga resultado da primeira etapa do Concurso Estadual de Qualidade de Cafés- dois produtores de Ouro Fino- são classificados para a próxima fase

Emater-MG divulgou a lista dos classificados para a segunda etapa do 22º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais 2025. Entre os classificados estão Henrique Donizeti Nunes e Pietro Gaspar Ceccon Nunes, ambos do município de Ouro Fino, produtores do bairro Parreiras.

Imagem: agricultura.mg.gov

Nesta semana, a Emater-MG- Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural- divulgou a lista dos classificados para a segunda etapa do 22º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais 2025. Foram inscritas 1.847 amostras, sendo que 271 avançaram para a próxima fase.  

A nota mínima para classificação à segunda fase foi de 85 pontos, de um total de 100, conforme a metodologia da Associação de Cafés Especiais. Entre as amostras que avançaram para a próxima fase, 191 são da categoria Café Natural e 80 da categoria Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. Assim como em 2024, a região das Matas de Minas se destacou, com 172 amostras classificadas, seguida pelo Sul de Minas, com 57 amostras entre as finalistas.

As demais classificadas são das regiões, Cerrado Mineiro e Chapada de Minas.

Os produtores classificados devem entregar uma nova amostra de dois quilos do mesmo lote utilizado na fase anterior, até o dia 30 de outubro, em qualquer escritório da Emater-MG, onde serão orientados sobre os procedimentos.

A segunda fase de análises do concurso será realizada entre 10 e 14 de novembro no Núcleo de Estudos em Cafeicultura da Universidade Federal de Lavras onde um grupo de oito juízes irá selecionar as 40 melhores, sendo 20 em cada categoria.

A etapa final está programada para o dia 24 de novembro, em Belo Horizonte, com o resultado conhecido em dezembro.

Em nossa região entre os municípios e produtores classificados para a próxima fase estão; Antônio Custódio Vilela, Jose Carlos de Carvalho, Lucinéia da Silva Crochiquio, Luiz Henrique Valim, Micheli Crochiquio, Nathalia H. de L. da Silva Vilas Boas e Valderlei de Lima do município de Andradas. Classificados ainda, César Oliveira, Maria Rita Dias de Oliveira ambos do município de Caldas, Luiz Antônio Sanches, de Albertina, Rubens Corrêa da Cunha Junior, de Jacutinga, Henrique Donizeti Nunes e Pietro Gaspar Ceccon Nunes, ambos do município de Ouro Fino, produtores do bairro Parreiras.

A realização do 22º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais conta com a parceria da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e demais órgãos.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento