Prefeitura de Monte Sião sofre golpe financeiro de cerca de R$ 3 milhões
Golpista fingiu ser funcionário de banco e solicitou chaves de acesso a um funcionário, que, sem desconfiar, repassou os dados. Fraude cibernética foi identificada ao final do expediente. Prefeitura divulgou nota nesta quarta (1º/10).
Imagem: Reprodução Google Maps
A Prefeitura Municipal de Monte Sião (MG) sofreu um golpe nesta segunda-feira (29/9) que acarretou um prejuízo de cerca de R$ 3 milhões aos cofres públicos. Um estelionatário se passou por funcionário de um banco para aplicar fraude.
Segundo informações da Polícia Militar, o golpista se passou por funcionário de um banco e fez contato com o setor financeiro da prefeitura, alegando que estavam realizando a migração de número de contas jurídicas.
O estelionatário disse ainda que para fazer a suposta alteração seria necessário o repasse de chaves de segurança. O funcionário da prefeitura, cujo nome não foi divulgado, não desconfiou de que se tratava de uma ligação fraudulenta e repassou as informações sigilosas.
Ao final do expediente, a prefeitura detectou transferências irregulares de contas bancárias de diversos departamentos do governo municipal. Ainda de acordo com a PM, o caso foi repassado a Delegacia de Polícia Civil de Monte Sião, que segue com as investigações.
Na manhã desta quarta-feira (1º/10) a prefeitura de Monte Sião emitiu uma nota (leia na íntegra na galeria de fotos) onde se lia:
“Tão logo a Prefeitura tomou conhecimento entrou em contato com o suporte da Caixa Econômica Federal para contestação administrativa dessas transferências e recuperação dos valores. Além disso, também foram reportados os fatos à Polícia Militar e à Polícia Federal para apuração criminal, rastreamento das transações bancárias e identificação dos criminosos.”