PORTAL DA DIFUSORA
Quinta-feira, 11 de Setembro de 2025 12:03

Em Jacutinga Polícia Militar encontra ave silvestre em cativeiro e morador pode responder por crime ambiental

Policia Militar de Minas Gerais compareceu ao bairro São Pedro da Barra, Jacutinga, com o objetivo de averiguar uma denúncia que, uma ave silvestre estaria sendo mantida em cativeiro.

Imagem Ilustrativa

Em Jacutinga na tarde desta quarta-feira, dia 10 de setembro, a Policia Militar de Minas Gerais compareceu ao bairro São Pedro da Barra com o objetivo de averiguar uma denúncia que, uma ave silvestre estaria sendo mantida em cativeiro. Ao chegarem ao local, os militares visualizaram o animal preso dentro de um viveiro e fizeram contato com o morador do imóvel, para checar a existência de autorização do IBAMA, para manter a ave em cativeiro sendo constatado pelos policiais que ele não possuía tal documento, o que configuraria crime ambiental. Além das consequências criminais, o suspeito também pode incorrer em multa que poderá ser aplicada pelos órgãos de fiscalização ambiental.

O homem de 55 anos foi detido, mas liberado no local, após assumir o compromisso de comparecer a uma audiência ainda neste mês no Juizado Especial Criminal. A ave, popularmente conhecida como Jacu foi entregue ao policia de Meio Ambiente para avaliação e devido encaminhamento.

A polícia orienta que para possuir aves silvestres, os interessados precisam de uma autorização específica do Ibama. Este foi o segundo caso, neste mês de setembro, de resgate de ave silvestre mantida em cativeiro em Jacutinga. No início do mês no bairro Verde Vale, os militares resgataram um Perito-Maracanã, popularmente conhecido como Maritaca, que também foi encaminhado aos órgãos de proteção animal competentes.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento