Colheita do café chega ao fim na maioria das regiões produtoras do país com crescimento na produção
A colheita do café que impulsiona a economia brasileira está praticamente encerrada na maioria das regiões produtoras, safra 2025 atingiu 96% da área plantada, com a estimativa de 55 milhões de sacas beneficiadas.

Imagem Ilustrativa
Iniciada antecipadamente em maio deste ano, a colheita do café que impulsiona a economia brasileira está praticamente encerrada na maioria das regiões produtoras. A colheita do café da safra 2025 atingiu 96% da área plantada, com a estimativa de 55 milhões de sacas beneficiadas.
Apesar do ano ser caracterizado como um ciclo de baixa bienalidade, o volume estimado pela CONAB –Companhia Nacional de Abastecimento, aponta um crescimento de 1,8% em comparação com o resultado obtido em 2024. Os dados estão no 3º levantamento do café, divulgado no dia 04 de setembro.
Minas Gerais, principal estado produtor de café do país, a produção está estimada em 24,7 milhões de sacas, redução de 10,8% em relação ao volume total produzido na safra anterior.
A estimativa para a safra colhida de café em 2025 no Sul de Minas Gerais é de 12,3 milhões de sacas, segundo a Conab, o que representa uma queda de 8,3% em comparação ao ciclo anterior.