PORTAL DA DIFUSORA
Sábado, 30 de Agosto de 2025 11:32

Escritor Luis Fernando Veríssimo morre aos 88 anos em Porto Alegre (RS)

Luis Fernando Veríssimo sofria no mal de Parkinson e tinha problemas cardíacos. Ao longo da carreira vendeu mais de 5 milhões de livros e popularizou personagens como Ed Mort, O Analista de Bagé a Velhinha de Taubaté a As Cobras.

Imagem: Divulgação/ Editora Objetiva

O escritor Luis Fernando Veríssimo morreu aos 88 anos, na madrugada deste sábado (30), em Porto Alegre (RS). Segundo o Hospital Moinhos de Vento, onde ele estava internado desde o dia 11 de agosto, a causa da morte foi complicações decorrentes de uma pneumonia.

O escritor gaúcho sofria no mal de Parkinson e tinha problemas cardíacos. No ano de 2016, implantou um marcapasso e em 2021 sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Segundo o site G1, a família informou que ele enfrentava dificuldades motoras e de comunicação.

Veríssimo deixa a mulher, Lúcia Helena Massa, três filhos e dois netos. Também segundo o G1 ainda não há informações sobre velório e sepultamento. Seu primeiro livro, "O Popular", foi publicado em 1973. Ao todo, ele teve mais de 70 livros publicados e 5,6 milhões de cópias vendidas, entre crônicas, romances, contos e quadrinhos.

Luis Fernando Veríssimo nasceu em Porto Alegre, em 26 de setembro de 1936. Viveu parte da infância nos Estados Unidos porque o pai, o escritor Erico Verissimo, um dos maiores nomes da literatura nacional, autor de obras como "O Tempo e o Vento", dava aulas de literatura brasileira nas universidades de Berkeley e de Oakland.

O escritor também escrevia colunas para os jornais "O Estado de S.Paulo", "O Globo" e "Zero Hora". Veríssimo também popularizou personagens icônicos como Ed Mort, O Analista de Bagé a Velhinha de Taubaté a As Cobras.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento