Toma posse em Minas Gerais novo Secretário de Estado de Educação
Novo secretário de Educação de Minas Gerais, Rossieli Soares, tomou posse em Belo Horizonte, nesta quarta-feira.
Imagem Reprodução: Bruno Favarini Itatiaia
Nesta quarta-feira (06) tomou posse em Belo Horizonte, o novo secretário de Educação de Minas Gerais, Rossieli Soares. Ele substitui Igor de Alvarenga. O gaúcho de 46 anos já foi ministro da Educação no governo Michel Temer e secretário de Educação em estados como Pará, São Paulo e Amazonas. Ele assumiu o cargo com intenções de buscar o desenvolvimento da educação e ampliar programas existentes em 2026.
"É um prazer poder fazer parte desse time. A Educação Mineira tem tido uma trajetória importante e voltou a crescer com a alfabetização. Precisamos desenvolver muito mais — não podemos deixar nenhuma criança para trás.
Nossa expectativa é continuar desenvolvendo, com qualidade, aquilo que é pilar do desenvolvimento: pessoas na escola, com tudo aquilo de que nossas crianças e jovens precisam — alimentação de qualidade, mas também mirando, obviamente, no envolvimento dos nossos jovens.
Temos programas importantes, como o Trilhas da Educação, e outros programas de diferentes áreas que são fundamentais e que precisam ser aprimorados — tanto no acompanhamento, quanto no monitoramento e na formação dos nossos profissionais. A base é: pessoas cuidando de pessoas. E essa é uma expectativa muito grande. Temos um desafio importante no fechamento deste ano.
Já temos uma série de planejamentos para 2026 e, obviamente, a educação também se constrói no médio e no longo prazo. Então, a discussão é, sim, sobre a construção de um plano que deixe condições para que Minas Gerais esteja sempre muito bem posicionada na educação brasileira, como uma referência para os próximos 10 anos."
Em sua coletiva de imprensa, o novo Secretário de Educação Rossieli Soares reafirmou a intenção do Estado de adotar o modelo de escolas cívico-militar, cujo o referido processo iniciado em julho pelo Estado teve que ser suspenso.