Estudante mineiro vai representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Biologia
Jovem de Montes Claros é o único representante do estado na delegação brasileira que participará da competição nas Filipinas.

Imagem: Divulgação
O estudante Marcos Paulo Gonçalves Santos, de 17 anos, será o único mineiro na delegação brasileira que participará da 36ª edição da Olimpíada Internacional de Biologia (IBO 2025). O evento será realizado a partir deste domingo (20) e vai até o dia 27 de julho, em Quezon City, nas Filipinas, reunindo mais de 300 jovens talentos de cerca de 80 países.
Marcos, que é estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Prisma, em Montes Claros (MG), integra o seleto grupo de quatro estudantes brasileiros – três participantes são de escolas paulistas - selecionados para a competição, reconhecida como a mais importante do mundo na área da Biologia para alunos pré-universitários.
A seleção dos brasileiros é feita a partir do desempenho na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), promovida pelo Instituto Butantan, de São Paulo (SP), e uma das mais concorridas do país, com mais de 161 mil inscritos em 2025.
Este ano, Marcos alcançou a 2ª colocação na seletiva nacional e garantiu vaga para a IBO, nas Filipinas. Como parte do processo de preparação, o jovem mineiro participou de uma semana intensiva de capacitação científica no Instituto Butantan, com aulas práticas e teóricas ao lado dos 20 melhores estudantes do país.
Em 2024, ainda no 2º ano do Ensino Médio, o jovem ficou em 6º lugar nacional na OBB, o que o credenciou a representar o país na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia, realizada em Havana, Cuba, onde ficou em 4º lugar geral e conquistou uma medalha de ouro. Com uma trajetória marcada por excelência acadêmica e dedicação, o estudante acumula mais de 20 premiações em olimpíadas de conhecimento, como Biologia, Física, Matemática e Português.