PORTAL DA DIFUSORA
Segunda-feira, 14 de Julho de 2025 12:19

Governo decide suspender assembleias que votariam adesão ao modelo cívico-militar nas Escolas da Rede Estadual de Minas Gerais

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais decidiu pela suspensão do processo de consulta às comunidades escolares, sobre o interesse das unidades da rede estadual em aderir ao Programa das Escolas Cívico-Militares, promovido pelo Governo de Minas.

Imagem reprodução Agencia Brasil

Neste domingo (13), a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais decidiu pela suspensão do processo de consulta às comunidades escolares, sobre o interesse das unidades da rede estadual em aderir ao Programa das Escolas Cívico-Militares, promovido pelo Governo de Minas.

Um ofício assinado por representantes da pasta, que chegou ao conhecimento da imprensa, informa que orientações serão enviadas pela secretaria, "as quais serão fundamentais para a continuidade do processo".

As assembleias estavam sendo realizadas nas escolas desde o fim de junho, e o Estado pretendia concluir a consulta em mais de 700 unidades de ensino até o dia 18 de julho.

Ao contrário do que defende o governo, a categoria de professores e trabalhadores da educação e sindicatos têm feito críticas ao modelo Cívico-Militar nas escolas.

O jornalismo da Rádio Difusora FM 94.1 também teve acesso ao documento divulgado pelo Secretaria de Educação, o qual é assinado pela Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Kelen Silva Senra e Subsecretária de Articulação Educacional Claudia Aparecida Lara Augusto.   

A expectativa é que as novas diretrizes sejam esclarecidas pelo governador de Minas, Romeu Zema (Novo), e pelo secretário de Educação, Igor Alvarenga, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (14). Em Ouro Fino duas escolas estão na lista de unidades que poderiam aderir ao modelo escola cívico-militar sendo a Escola Estadual Coronel Paiva que realizou sua assembléia para deliberar sobre o assunto na última quinta-feira (10) e segundo informações preliminares da direção com expressiva participação da comunidade escolar onde a grande maioria optou pela adesão ao projeto Escola Cívico militar.

Já a assembléia que seria realizada nesta segunda-feira (14) na Escola Estadual Juvenal Brandão foi suspensa e a direção ficará no aguardo das orientações da Secretaria de Estado de Educação.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento