Arcebispo de Pouso Alegre visita Ouro Fino e fala do novo papa em entrevista exclusiva
Para o Dom José Luiz Majella Delgado a primeira mensagem do Papa Leão XIV sobre a paz no mundo, a paz de Cristo, trouxe muita esperança.

Arcebispo de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado faz a homilia em missa solene nesta segunda (12) no Santuário. (Imagem: Luís Guilherme Burza)
O arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado esteve em visita à Paróquia de São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima nesta segunda-feira (12) para participar do último dia da Novena dos Santos Padroeiros. O religioso também celebrou a missa solene que aconteceu no Santuário às 19h.
Em entrevista exclusiva ao Jornalismo da Difusora Dom Majella falou sobre o papa Leão XIV, eleito no último dia 8 de maio. Conforme o arcebispo “é muito importante estarmos atentos às primeiras palavras do Papa, pois elas apontaram caminhos, e estas palavras, na varanda da Basílica de São Pedro, foi desejar a paz, e isso sinalizou que é um homem que está com o olhar para o mundo, devido a tantas guerras, ele já começa com a paz. Essa foi a expressão que ele usou nas suas primeiras palavras, ’é a paz que vem de Cristo”, então isso nos dá uma segurança.”
Dom Majella continuou “Depois no encontro com os cardeais foi a primeira locução que ele falou a sua cartilha, baseado numa exortação apostólica do Papa Francisco, evangelii gaudium , alegria do evangelho, então aí deu para a gente começar a perceber que realmente a linha dele vai dar continuidade ao trabalho pastoral, a missão do Papa Francisco."
Sobre o fato de o novo papa ter exercido boa parte de seu ministério no Peru, o arcebispo de Pouso Alegre observou que “o significado dessa experiência do Papa Leão XIV na América Latina diz respeito à sua vivência de igreja latino-americana, sobretudo no Peru, porque ali ele conviveu com o nosso povo latino-americano, todos nós, nós temos muitas marcas de muitos sofrimentos. Quando ele esteve no Peru, ainda como um jovem padre, foi na época das guerrilhas do Sendero Luminoso, então ele viveu aquela situação de tensão que o povo peruano vivia.”
Dom Majella explicou também o processo de beatificação do padre Alderigi Maria Torriani, aqui do Sul de Minas, que já é considerado Servo de Deus pela Igreja Católica. “O processo do padre Alderigi está na fase que chamamos de posicio, que é a fase em que os cardeais e os teólogos leem toda a documentação e através dessa leitura, eles vão vão analisar para avaliar a veracidade das virtudes, no caso do padre Alderigi. Agora com essa mudança do Papa, todos esses processos vão ter uma lentidão, porque vai passar pela pelas mãos do Papa."
Sobre a visita à Paróquia de São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima nesta segunda (12) o Arcebispo falou “Hoje estamos encerrando essa novena, e está havendo a festa dos padroeiros que sempre é uma oportunidade para que a comunidade eclesial possa revitalizar a sua fé e com a presença do bispo a gente sela uma comunhão. Estamos juntos para poder fazer uma caminhada de irmãos revitalizando, fortalecendo a nossa fé.”
Ao final do José Luiz Majella Delgado deixou uma mensagem “Aproveito para desejar a todos aqui também, uma renovada esperança no coração, a fé tá provocando isso em nós, somos peregrinos de esperança, ser peregrinos de esperança é amar a vida, continuem amando a vida, valorizando a vida, porque o peregrino é aquele que caminha, que constrói caminhos e que assim possamos ser.”