Leão XIV é o novo Papa
Eleição aconteceu na terceira votação. Fumaça branca foi vista na chaminé da Capela Sistina por volta das 13h, horário de Brasília.

Imagem: Redes Sociais
O norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito nesta quinta-feira (8) o sucessor de São Pedro e escolheu o nome de Leão XIV. É o primeiro papa nascido nos Estados Unidos e o segundo no continente americano.
Os cardeais eleitores chegaram ao nome de Prevost na terceira votação, ocorrida por vota das 13h, horário de Brasília, 18h, horário de Roma. Cerca de uma hora e meia depois o cardeal protodiácono Dominique Mamberti anunciou em latim “Habemus Papam”, que em português significa “temos um papa” e em seguida, também em latim falou o nome de batismo e o nome escolhido do eleito.
Robert Francis Prevost, agora papa Leão XIV, tem 69 anos, fará 70 em 14 de setembro, é nascido em Chicago, nos Estados Unidos, porém boa parte de sua vida sacerdotal foi no Peru, onde ele foi sacerdote, administrador apostólico e bispo.
O novo papa foi criado cardeal pelo papa Francisco em setembro de 2023. Apesar do nome dele ser citado em algumas listas de papáveis, ele não era considerado um dos favoritos.
A escolha do nome Leão XIV abre algumas questões. O último papa a usar o nome Leão, o XIII, redigiu a encíclica Rerum Novarum, que criticava o socialismo mas também o capitalismo, o lucro desenfreado sobretudo em cima da más condições dos trabalhadores.
No seu primeiro pronunciamento o papa Leão XIV falou sobre uma igreja sinodal, dando a entender que seguirá a mesma linha do seu antecessor, o papa Francisco.