PORTAL DA DIFUSORA
Sexta, 25 de Abril de 2025 12:48

INSS suspende descontos automáticos em benefícios de aposentados e pensionistas até final das investigações de fraudes

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não terão mais descontos automáticos para entidades da sociedade civil, mesmo que tenham autorizado a retirada.

Imagem : © Antonio Cruz/Agência Brasil

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) fizeram uma operação na quarta-feira (23) em 13 estados e no Distrito Federal contra fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

As entidades investigadas cobravam mensalidades de aposentados e pensionistas, sem autorização.

Os desvios ocorreram entre 2019 e 2024 e ultrapassam R$ 6 bilhões, segundo as estimativas.

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não terão mais descontos automáticos para entidades da sociedade civil, mesmo que tenham autorizado a retirada, disse nesta quinta-feira (24) o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho. Segundo ele, a devolução dos valores descontados neste mês ocorrerá na próxima folha de pagamento.

Segundo Carvalho, nenhum aposentado ou pensionista do INSS será descontado até que as investigações da Operação Sem Desconto acabem e que o governo reorganize um novo marco legal para convênios entre o INSS e entidades da sociedade civil.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento