PORTAL DA DIFUSORA
Quinta, 24 de Abril de 2025 12:18

Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia de Minas aprova projeto do governo que reajusta salário dos servidores da educação

A comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, o projeto de lei do governador Romeu Zema (Novo) que reajusta em 5,26% os salários dos servidores da educação básica. Dessa maneira, o salário básico no estado passaria a ser de R$ 2.920,66 se o projeto de lei proposto por Zema for aprovado sem alterações.

Imagem: TVALMG

Na terça-feira (22), a comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, o projeto de lei do governador Romeu Zema (Novo) que reajusta em 5,26% os salários dos servidores da educação básica. A proposta agora segue para votação em outras comissões antes de ser votada em 1º turno no Plenário.

Segundo o governo, o percentual de reajuste vai adequar os salários dos servidores ao piso nacional do magistério. Contudo, o valor determinado pelo Ministério da Educação (MEC) é de 6,27%.

A carga horária dos professores da educação básica de Minas Gerais é de 24 horas semanais e o pagamento do piso pelo governo estadual é feito de forma proporcional. Isso porque o piso nacional prevê o vencimento mínimo para uma carga de 40 horas por semana.

Dessa maneira, o salário básico no estado passaria a ser de R$ 2.920,66 se o projeto de lei proposto por Zema for aprovado sem alterações.

Parlamentares de oposição ao governo apresentaram emendas para tentar aproximar o índice de reajuste ao anunciado pelo Governo Federal sobre o Piso Nacional do Magistério.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento