PORTAL DA DIFUSORA
Quarta, 16 de Abril de 2025 12:19

Governador Romeu Zema (NOVO) descarta possibilidade de conceder reajuste salarial para servidores em 2025

Governo Federal anuncia recomposição salarial para 100% dos servidores ativos, aposentados e pensionistas neste ano

Imagem ilustrativa

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou, na terça-feira (15), uma nova audiência pública para cobrar do governador Romeu Zema, o cumprimento da lei que obriga o Poder Executivo a divulgar o percentual acumulado do índice de revisão geral anual da remuneração dos servidores.

O secretário de Fazenda de Minas Gerais, Luiz Cláudio Gomes, se limitou a dizer que o Estado não deverá dar reajuste aos servidores em 2025, mas não respondeu sobre o índice acumulado que deve ser publicado em cumprimento de lei.

A Lei 24.260 prevê a divulgação do percentual até o último dia útil do mês de janeiro de cada ano.

Já os servidores públicos do Executivo Federal vão receber, no próximo dia 2 de maio, o reajuste salarial retroativo a janeiro.

A confirmação é do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

O reajuste pretende fazer a recomposição salarial para 100% dos servidores ativos, aposentados e pensionistas da União.

Essa atualização não ocorreu em 2023 e o reajuste salarial concedido pelo governo Lula aos servidores teve índice de 9%. Os percentuais de aumento que serão aplicados neste ano estão previstos em Medida Provisória editada no fim de 2024, conforme negociações do governo com as diversas carreiras do funcionalismo. Além do aumento salarial, está prevista atualização nos planos de carreira.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento