PORTAL DA DIFUSORA
Terça, 01 de Abril de 2025 12:24

Imunização contra brucelose em rebanhos, na região de Ouro Fino ficou abaixo de 70%

Minas Gerais anuncia que atingiu meta nacional e vacinou 80% das bezerras contra brucelose em 2024. No município de Ouro Fino, o IMA-MG informa que teve índice de 78,9%, mas na região de abrangência do Escritório Seccional

Imagem Ilustrativa

Minas Gerais anuncia que atingiu meta nacional e vacinou 80% das bezerras contra brucelose em 2024.

De acordo o IMA- Instituto Mineiro de Agropecuária- foi atingida a meta nacional do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal para vacinação contra a brucelose ao imunizar 80,3% das bezerras bovinas e bubalinas com idade entre 3 e 8 meses.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) estabelece o mínimo de 80% de cobertura vacinal para garantir o controle da doença. No ano anterior, o índice foi de 77,5%.

No município de Ouro Fino, o IMA-MG informa que teve índice de 78,9%, mas na região de abrangência do Escritório Seccional que além de Ouro Fino abrange Albertina, Bueno Brandão, Inconfidentes, Jacutinga, Monte Sião, Munhoz e Toledo, o índice alcançado atingiu 69%.

O auxiliar administrativo do IMA, Fábio Ribeiro Guimarães comenta sobre a campanha e faz nova convocação aos produtores rurais.

"Durante o ano de 2024, o escritório seccional do IMA de Ouro Fino, que é composto por oito municípios aqui da região, sendo eles Albertina, Bueno Brandão, Inconfidentes, Jacutinga, Monte Sião, Munhós, Ouro Fino e Toledo, atingiu um índice de 69% de vacinação de fêmeas de 3 a 8 meses contra a brucelose. Índice é consideravelmente abaixo dos 80.3% alcançado pelo Estado de Minas Gerais durante o ano de 2024. Em específico, o índice do município de Ouro Fino chegou a 78.9%, contudo, estamos bastante preocupados, pois a brucelose, ela não só acarreta a perda ao setor produtivo, como abortos, mortes de recém-nascidos, diminuição de nascimento, inchaço nas articulações dos animais, mas a brucelose também é uma ozonose. Isso significa que é uma doença que é transmitida para o ser humano. Entre outros sintomas, no ser humano ela pode acarretar a febre alta, intermitente, a dor muscular e nas articulações. Então o produtor que ele não vacina contra a brucelose, ele pode estar contribuindo para a disseminação da doença pensa no rebanho e também prejudicando a sua saúde e a saúde da sua família."

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento