OAB-Minas alerta para golpistas que se passam por advogados no estado
Criminosos tem se passado por advogados ou funcionários de escritórios de advocacia e entram em contato com clientes por telefone ou WhatsApp e pedem quantias para os clientes.

Imagem: OAB-Minas
Fique atento ao contratar um advogado: Criminosos tem se passado por advogados ou funcionários de escritórios de advocacia e entram em contato com clientes por telefone ou WhatsApp e pedem quantias para os clientes, justificando supostos honorários, custas processuais ou emolumentos inexistentes.
Outra técnica utilizada pelos infratores é de enviar e-mails, mensagens ou anúncios enganosos, além de criarem sites falsos semelhantes aos utilizados por advogados e clientes. Com objetivo de roubar dados sensíveis e após obter acesso aos dados da vítima, o criminoso pode redefinir senhas e modificar contas vinculadas, inclusive as de benefícios e chaves Pix, desviando valores para contas de terceiros.
A OAB Minas, com o objetivo de combater estas fraudes lançou a cartilha OAB-MG no Combate à Fraude, disponível nos sites da OAB Minas e da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG) ou www.sindijorimg.com.br/
Entre as informações contidas na cartilha há orientações como medidas preventivas para os advogados quando os criminosos se passarem por eles e também orientações para os clientes não caírem no golpe.
Para denunciar os golpes é preciso registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. Também é recomendado que a fraude seja informada ao banco ou instituição financeira. E por fim, deve ser feito um relato do que ocorreu à OAB.