Ministério da Saúde toma medidas para evitar mortes por dengue
O intuito é ampliar medidas preventivas, preparar a rede assistencial e conter o avanço de casos de dengue e outras arboviroses no Brasil.
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Ministério da Saúde instalou nesta quinta-feira (9) o Centro de Operações de Emergência (COE) para dengue e outras arboviroses.
De acordo com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, a idéia é coordenar o planejamento e a reposta por meio do diálogo constante com estados, municípios, pesquisadores e instituições científicas, além de outras pastas.
Dentre as ações previstas estão se antecipar ao período sazonal da dengue para adequar as redes de saúde; mitigar riscos para evitar casos e óbitos; ampliar medidas preventivas para melhor preparar estados e municípios; e uma articulação para resposta a eventuais situações classificadas como críticas. A Ministra anunciou ainda o lançamento de um novo Plano de Contingência Nacional para Dengue, Chikungunya e Zika, composto por seis eixos, no intuito de ampliar medidas preventivas, preparar a rede assistencial e conter o avanço de casos de dessas doenças no país.