Assembleia de Minas discute ampliação do número de parcelas do IPVA de 2025
Uma proposta para adiar o início da cobrança do imposto de janeiro para fevereiro pode ter novas alterações, antes de voltar ao plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para ser votada em 2º turno.
Imagem Ilustrativa
Os mineiros terão novidades em 2025, no recolhimento do Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Uma proposta para adiar o início da cobrança do imposto de janeiro para fevereiro pode ter novas alterações, antes de voltar ao plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para ser votada em 2º turno.
Nesta quarta-feira (11), o deputado estadual Alencar da Silveira Jr. (PDT), apresenta na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, uma emenda para diluir o pagamento em quatro parcelas em vez de três.
Apesar de adiar a primeira parcela para fevereiro, o Projeto de Lei 1.336/2015, da forma como foi aprovado em 1º turno nessa terça-feira, mantém o máximo de parcelas do IPVA em três, limite dado pelo governo Romeu Zema (Novo).
Até chegar ao plenário, durante a tramitação, o número chegou a ser esticado para seis, caiu para quatro e retornou a três, sob a justificativa de que a extensão poderia prejudicar o fluxo de caixa do Estado e de municípios.
Além de aumentar as parcelas, deputado defendeu o fim da apreensão dos veículos por inadimplência com o IPVA.