Forte chuva causa alagamentos em diferentes pontos da cidade de Ouro Fino
Chuvas no município de Ouro Fino, a Defesa Civil foi acionada para atender ocorrências de queda de muro, alagamentos e enxurradas.
Imagem: Defesa Civil
A semana continua com chuvas no município de Ouro Fino, a Defesa Civil foi acionada para atender ocorrências de queda de muro, alagamentos e enxurradas.
O agente social Rodrigo Alvarenga da Defesa Civil traz um resumo das ultimas 48 horas:
"A Defesa Civil de Ouro Fino foi solicitada a comparecer a diversos locais nas últimas 48 horas para atendimento de ocorrências devido às fortes chuvas e ventos que atingiram a cidade de Ouro Fino nesta última terça-feira, dia 9. A Defesa Civil foi chamada à Avenida Barão do Rio Branco para verificar uma ocorrência de possível queda de árvore próxima à Unidade de Saúde dos Capuchinhos. No entanto, ao chegar no local, nossos voluntários constataram apenas a queda de galhos, que não causaram maiores danos à população.
Nesta última quarta-feira, dia 10, a Defesa Civil permaneceu em alerta devido à forte chuva que começou por volta das 18 horas e causou diversos transtornos à população. Dentre as principais ocorrências, podemos citar: a invasão de uma residência pela enxurrada na Avenida Manoel Jesuíno de Carvalho, próximo ao Bar do Hilário, causando danos e transtornos aos moradores; também a queda de um muro no bairro BNH Velho, onde a Defesa Civil esteve presente por meio de seus voluntários para realizar as devidas verificações.
Além disso, destacamos os pontos de alagamento na Avenida Perimetral, devido às fortes enxurradas, bem como na Avenida Delfim Moreira, um ponto de alagamento conhecido pela população, causado também pelas fortes enxurradas. Outro ponto de alagamento é na Rua Wenceslau Braz, próximo aos chalés. Essa situação ocorre porque o nível da rua está um pouco abaixo do nível do Ribeirão Ouro Fino, e, devido ao alto volume do ribeirão, a água retorna pelos bueiros, causando alagamentos.
Outro ponto de alagamento é no bairro Santo Onofre, também devido às fortes enxurradas. Vale destacar que os níveis do Ribeirão Ouro Fino se mantiveram em estado de alerta, atingindo a marca de 1,70 metros na régua de medição localizada próxima à ponte do Eden Clube, mantendo a população ribeirinha em estado de atenção para possíveis alagamentos. No entanto, ressaltamos que não foram registrados pontos de alagamentos causados por transbordamento do Ribeirão Ouro Fino ou seus afluentes.
Reforçamos a todos que tomem as devidas precauções diante de situações de risco: evitem áreas alagadas, nunca atravessem enxurradas, e, em caso de raios, busquem abrigo seguro. Para aqueles que desejam receber alertas climáticos da Defesa Civil em tempo real, basta se cadastrar no serviço gratuito de alertas por SMS enviando uma mensagem de texto com o CEP da cidade de Ouro Fino (37570-000) para o número 40199. Assim, você ficará por dentro de todos os alertas em tempo real.
Em caso de emergências, o telefone da Defesa Civil é 190. É importante lembrar que não entrem em contato por WhatsApp, pois podemos estar sem conexão e, por isso, não atender a ligação. Portanto, em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo número 190.
Reforçamos que a Defesa Civil somos todos nós, agentes sociais da Defesa Civil de Ouro Fino."