PORTAL DA DIFUSORA
Terça, 26 de Novembro de 2024 12:18

Bancos de sangue fazem novo apelo a doadores com a chegada de fim de ano

Dia Nacional do Doador do Sangue, a data é estratégica para as instituições, pois o mês de novembro é o período em que costuma ocorrer baixa nos estoques dos bancos de sangue, em novembro que tipicamente ocorre um aumento no número de cirurgias eletivas de grande porte.

Imagem de arquivo

Na segunda-feira, dia 25, foi comemorado o Dia Nacional do Doador do Sangue, a data é estratégica para as instituições, pois o mês de novembro é o período em que costuma ocorrer baixa nos estoques dos bancos de sangue, já que é em novembro que tipicamente ocorre um aumento no número de cirurgias eletivas de grande porte. Isso porque muitos médicos tentam marcar procedimentos pendentes para antes das férias.

Mas, além da procura maior por sangue que normalmente acontece em novembro, o que faz cair os estoques, há ainda outra preocupação: em dezembro e em janeiro, meses de festas e férias, as doações diminuem consideravelmente.

Por isso, os hemocentros reforçam o pedido para quem puder doar sangue nas próximas semanas. Preocupa especialmente a baixa nos estoques do grupo sanguíneo O, tanto positivo como negativo. O positivo porque é um dos tipos mais demandados, já que 36% da população tem o sangue O positivo.  Já o tipo O negativo, considerado doador universal, é o grupo sanguíneo mais raro. Vale lembrar, no entanto, que doações de todos os tipos de sangue são válidas.

No Estado, a Fundação Hemominas recebeu a certificação internacional sobre segurança para transfusão. Uma homenagem foi feita pela fundação aos doadores regulares e reforçado o alerta para a necessidade de manter estoques antes das festas de fim de ano.

O secretário de Estado de Saúde Fábio Baccheretti fez um agradecimento aos doadores: "Primeiro, eu queria agradecer a cada um dos doadores voluntários do nosso querido Hemominas, que fazem isso com amor de forma rotineira. Mas também queria chamar aqueles que ainda não fazem, para que possamos ajudar aqueles que ainda não conhecemos. Quero dizer para vocês também que o Hemominas, pela quarta vez, recebeu o certificado de acreditação internacional. Isso significa o  reconhecido pela qualidade do seu sangue, e podemos ter orgulho dessa fundação mineira pública que tem o melhor sangue do Brasil. Isso mesmo, nós temos uma técnica de inativação de patógenos, o que vale para dengue, chikungunya, Zika e diversas outras doenças, incluindo a Covid, que são inativadas no processo de produção desse sangue. Então, devemos nos orgulhar de que o Hemominas garante ao mineiro este sangue de qualidade."

Ainda segundo a Hemominas, os tipos sanguíneos em níveis críticos são: O NEGATIVO, O POSITIVO E A NEGATIVO, seguido com classificação de alerta: A POSITIVO e B NEGATIVO.

De maneira geral, para ser doador de sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 51 quilos e ter boa saúde.

Menores de 18 anos precisam de autorização de um responsável e aqueles com 60 anos ou mais só podem doar se já tiverem realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos.

Para facilitar a captação de doadores, o Ministério da Saúde criou no ano passado o aplicativo de celular Hemovida, que torna disponível a carteira virtual do doador com informações de registro pessoal e saúde e o histórico de doações.

Para doar sangue faça o agendamento online pelo site www.hemominas.mg.gov.br. Você também pode entrar em contato com a Santa Casa de Ouro Fino, em 3441-1059. O hemocentro mais próximo está localizado em Pouso Alegre, na Rua Comendador José García, 846, Bairro Santa Elisa.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento