Prefeitura de Ouro Fino recebe em Belo Horizonte “Prêmio Ouro pelo compromisso com a primeira infância”
Ouro Fino recebeu na quinta-feira, dia 14, o “Prêmio Ouro Pelo Compromisso com a Primeira Infância”.Estiveram presente o prefeito Henrique Rossi Wolf, a chefe da divisão de Assistência Social do Município Bárbara Carolinha Nogueira Costa Vieira e as servidoras Leila José Veronez e Liliana Rossi Wolf.
imagem Prefeitura de Ouo Fino
Ouro Fino recebeu na quinta-feira, dia 14, durante uma cerimônia que aconteceu na sede do Tribunal de Contas do Estado de Minas, em Belo Horizonte, o o “Prêmio Ouro Pelo Compromisso com a Primeira Infância”.
O prêmio tem como objetivo valorizar os municípios que finalizaram seus Planos Municipais da Primeira Infância, um documento estratégico que planeja ações para garantir mais qualidade de vida às crianças de 0 a 6 anos.
Estiveram presente o prefeito Henrique Rossi Wolf, a chefe da divisão de Assistência Social do Município Bárbara Carolinha Nogueira Costa Vieira e as servidoras Leila José Veronez e Liliana Rossi Wolf.
Das 853 cidades de Minas, apenas 65 municípios mineiros finalizaram seus Planos Municipais pela Primeira Infância (PMPIs) e destes 50 receberam o prêmio Ouro Pelo Compromisso com a Primeira Infância.
A Assistente Social Barbara Carolina Nogueira Costa, fala sobre o prêmio recebido por Ouro Fino:
"Vou falar um pouquinho sobre o Plano Ouro, que é o compromisso com a primeira infância que o município de Ouro Fino recebeu recentemente, no dia 14 de novembro, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Gostaria de explicar um pouco sobre a importância desse plano. Em Minas Gerais, até então, havia apenas um plano cadastrado, o do município de Alfenas, e a Rede Primeira Infância de Minas Gerais lançou um desafio para os municípios que quisessem aderir a esse compromisso. Os 50 primeiros planos seriam premiados, então o município de Ouro Fino assinou esse compromisso e, a partir disso, iniciamos a formulação do plano, com o apoio da Rede Primeira Infância.
Iniciamos a coleta de dados com o auxílio de nossa assessoria e consultoria. Já havíamos feito uma pesquisa, em 2021, sobre a infância no município. Criamos um comitê intersetorial com representantes das políticas públicas locais, como saúde, educação, assistência social, esporte e lazer, para identificar as necessidades do município em relação à primeira infância, que abrange o período da gestação até os seis anos de idade.
Depois, fomos ouvir a população. Aproveitamos a campanha ‘Mais Laranja’ e distribuímos desenhos para que as crianças da primeira infância, de vários territórios, pudessem expressar o que elas sentem que precisam do município. Também distribuímos questionários para pais e mães de crianças da primeira infância, para que pudessem ser ouvidos e participar desse processo.
Com base nessas contribuições, realizamos uma audiência pública. Após a coleta de dados, começamos a redigir o plano com o auxílio de nossa consultoria. O plano foi elaborado com base nos anseios da população da primeira infância, com o objetivo de atender às reais necessidades do município.
Atualmente, o plano já está finalizado e será encaminhado para aprovação em lei. Esperamos que, no futuro, os gestores possam cumprir esse plano, que reflete os desejos e necessidades da população de Ouro Fino. Foi um plano construído a várias mãos, que ficou muito bom e bastante alinhado com a nossa realidade."