PORTAL DA DIFUSORA
Sexta, 15 de Novembro de 2024 11:47

Escola Estadual Professor Guerino Casassanta é exemplo de iniciativa em projeto de leitura do estado

Projeto de Leitura e Escrita do Governo de Minas tem 155 mil acessos a livros digitais através do acervo da Britannica Education, e na plataforma Elefante Letrado.Em Ouro Fino, a Escola Estadual Professor Guerino Casassanta se tornou um exemplo da iniciativa com a participação ativa dos alunos

Imagem de Arquivo

Projeto de Leitura e Escrita do Governo de Minas tem 155 mil acessos a livros digitais através do acervo da Britannica Education, e na plataforma Elefante Letrado.  A Iniciativa envolve a revitalização de bibliotecas e a criação de um ambiente que promova o prazer pela leitura e a escrita.

Em Ouro Fino, a Escola Estadual Professor Guerino Casassanta se tornou um exemplo da iniciativa com a participação ativa dos alunos. A professora Jaqueline Christiane dos Santos explica como foi implementado o projeto Estadual em sua Escola e como a Guerino Casassanta expandiu o Projeto de Leitura de acordo com a demanda da própria escola:

"O projeto de leitura da Escola Guerino Casassanta surgiu da necessidade de apresentar aos alunos obras literárias, proporcionando a eles um momento de imersão nesse universo. Pensando nisso, desde o primeiro bimestre, iniciaram-se os projetos de leitura, levando em consideração o interesse, a faixa etária e a série dos alunos.

O círculo de leitura tem se mostrado uma prática enriquecedora tanto para alunos quanto para professores. Com os alunos do 5º ano, a experiência tem sido especialmente envolvente. A cada encontro, é iniciada uma contação de histórias de diferentes gêneros literários. Após a contação, os alunos escolhem livros para ler, o que desperta grande interesse e entusiasmo pela leitura, além de atividades que aproximam os alunos do universo literário de forma viva e interativa.

Um dos projetos que mais se destacou foi o de receitas literárias, no qual os alunos aprenderam a preparar diferentes pratos em parceria com o restaurante Baluarte Culinária e a pizzaria Don Paolo. No segundo semestre, foi introduzida também a plataforma Elefante Letrado, que tem se mostrado muito eficaz para incentivar a leitura e o desenvolvimento das habilidades literárias dos alunos do 6º ano. Com a parceria da professora de Língua Portuguesa, Regina, a plataforma permite que os professores acompanhem o progresso dos alunos.

Ao analisar o desenvolvimento escolar, percebe-se uma melhoria tanto na fluência quanto na compreensão das atividades cotidianas. Os alunos já expressam mais claramente suas opiniões sobre os textos lidos, demonstrando um maior entendimento.

Por fim, o Café Literário acontece bimestralmente, com o objetivo de valorizar os leitores mais dedicados. Durante o evento, são premiados os alunos que se destacam por sua participação e empenho na leitura. Além das iguarias servidas, há espaço para conversas literárias sobre os personagens e os temas dos livros lidos. Esse momento é uma oportunidade para que os alunos compartilhem suas experiências e se inspirem mutuamente.

O Café Literário não é apenas uma recompensa, mas um reconhecimento pelo esforço e dedicação de cada aluno que investiu seu tempo na leitura. O evento também contribui para cultivar uma comunidade de leitores, onde todos se sentem valorizados e inspirados a continuar lendo e descobrindo novos livros"

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento