Bombeiros de Minas registra queda no número de incêndios em área de vegetação e preservação
Corpo de Bombeiros Militar atendeu mais de 29 mil registros de incêndios em vegetação, no contexto das mudanças climáticas globais, Em Minas Gerais, em 2024.
Imagem de Arquivo
Em Minas Gerais, em 2024, o Corpo de Bombeiros Militar atendeu mais de 29 mil registros de incêndios em vegetação, no contexto das mudanças climáticas globais. Apesar do numero de atendimentos, as estatísticas mostram uma redução de 20,3% na área queimada, nas Unidades de Conservação e zonas de amortecimento. Segundo a corporação, a redução na área queimada corresponde a conservação do patrimônio natural, pois ajudou a preservar nascentes, áreas de vegetação primária e corredores de biodiversidade.
As ações resultaram da integração entre o CBMMG, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Instituto Estadual de Florestas, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, órgãos federais, brigadistas e voluntários.
Para implementar o planejamento, foram investidos R$ 10 milhões em ações de prevenção e resposta.
Registrou-se ainda o combate de 72,65% dos focos de incêndio, em menos de 24h, e uma redução de cerca de 60% na área queimada. O destaque é o Norte de Minas, onde a redução foi de 83%.