PORTAL DA DIFUSORA
Terça, 05 de Novembro de 2024 12:46

Campanha Estadual de Multivacinação é iniciada em Minas Gerais

Em Ouro Fino Campanha é realizada na Sala de Vacina dos Capuchinos, além disso, haverá dois Dias D, o primeiro no próximo sábado (9), no PSF do São Judas e o segundo no dia 23 de novembro.

Imagem: Divulgação/Prefeitura de Ouro Fino

O Estado de Minas Gerais promove Campanha de Multivacinação para atualizar cartão de vacinas de crianças e adolescentes. Segundo a Secretaria de Saúde mais de um milhão e 900 mil doses foram distribuídas aos municípios para imunizar os mineiros de até 15 anos.

Em Ouro Fino a Campanha de Multivacinação acontece na Sala de Vacinas localizada no prédio Capuchinhos, Avenida Barão do Rio Branco, centro. 

Já no próximo sábado (09), haverá o Dia D no Posto de Saúde do bairro São Judas, no horário das 9h às 12h. 

No dia 23 de novembro também haverá Dia D da Mobilização Estadual.

O diretor de Saúde Francisco Carlos Ceccon, o Chico da Farmácia, explica sobre a campanha em Ouro Fino, “estamos fazendo uma campanha de vacinação com todas as faixas etárias, desde crianças, os jovenzinhos de 9 a 14 anos, adultos e idosos. Esta campanha vai envolver todas as vacinas. Além disso, nós vamos atualizar os cartões de vacinação”

Chico refaz o alerta “não se esqueçam vacinas salvam vidas, não acreditem notícias falsas, vacinas não têm contra indicação, vacinar é um gesto de amor”

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde de Minas Gerais, Eduardo Prosdocimi, a iniciativa é fundamental para ampliar a cobertura vacinal no estado, “queremos fazer um grande movimento no estado de Minas Gerais o 853 municípios, de forma avançarmos cada vez mais no aumento das coberturas vacinais. O grande objetivo do Governo do Estado de Minas Gerais é fazer essa recuperação das coberturas vacinais. Temos vários investimentos, mais de 165 milhões de reais investidos no momento a cobertura vacinal, investidos na realização de ações extramuro, dentro de escola, 100 milhões nos vacimóves, essas vans adaptadas irão percorrer todo o estado de Minas Gerais na campanha de vacinação.” Disse Prosdocimi.

Em Minas, de acordo com a Rede Nacional de Dados em Saúde a cobertura vacinal contra a meningite C, por exemplo, avançou de cerca de 97% em 2023, para mais de 104% entre janeiro e setembro deste ano. 

No caso da tríplice viral, que protege simultaneamente contra sarampo, rubéola e caxumba, considerando o mesmo período, a cobertura com duas doses passou de aproximadamente 74% para mais de 81% para atingir a marca de 95% do público alvo imunizado, índice estabelecido pelo Ministério da Saúde, além de ações do governo é fundamental que pais e responsáveis estejam atentos e mantenham os cartões de vacinas atualizados.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento