Criado em Minas Gerais monumento em homenagem às vítimas da tragédia de Brumadinho
O monumento é composto por 272 peças lineares de tamanhos variados, cada uma representando uma das pessoas que perderam a vida no rompimento da barragem ocorrido em janeiro de 2019.
Imagem: Monumento Bruma Leve Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG
Nesta quarta-feira (23), o Governo do Estado inaugurou, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o monumento “Bruma Leve”. (bruma leve é uma névoa fina que anuncia a chegada de algo ou alguém).
O monumento foi construído em homenagem às 272 pessoas que perderam a vida no rompimento das barragens da Mina Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho, em 25 de janeiro de 2019.
O monumento é composto por 272 peças lineares de tamanhos variados, posicionadas uma ao lado da outra. Elas têm a forma de perfis humanos em diferentes posições, cada uma representando uma das vidas perdidas na tragédia.
Essas peças também receberam placas com os nomes das vítimas.
Durante a inauguração o governador de Minas Gerais Romeu Zema comentou sobre o monumento e as medidas adotadas pelo Estado para evitar que tragédias se repitam em Minas.
No discurso Zema declarou “estamos aqui hoje em memórias 272 vítimas de Brumadinho e inaugurando esse monumento que fica aqui na cidade administrativa toda pessoa que sair da cidade administrativa vai ver esse monumento e todo governador estará também vendo da janela do seu gabinete esse monumento a partir de agora (...) nunca mais podemos ter uma tragédia dessa natureza em Minas Gerais.”