PORTAL DA DIFUSORA
Segunda, 30 de Setembro de 2024 14:09

Parlamento Jovem: Estudantes de Ouro Fino se destacam em Plenária Estadual em Belo Horizonte

O estudante Joaquim Barreto, da Escola Estadual Coronel Paiva, representou Ouro Fino na última etapa do Parlamento Jovem em Belo Horizonte. A proposta aprovada visa a modernização das escolas estaduais, incluindo a implementação de novas tecnologias e melhorias na infraestrutura escolar.

Imagem: Câmara Municipal de Ouro Fino

Na última etapa do Parlamento Jovem, realizada em Belo Horizonte (MG), o município de Ouro Fino esteve representado pelo estudante Joaquim Barreto, da Escola Estadual Coronel Paiva. Durante a plenária, foi votada e aprovada uma importante proposta voltada para melhorias no ambiente de ensino e aprendizagem nas escolas estaduais. Joaquim foi o único representante da cidade a participar da etapa estadual, acompanhado pela coordenadora da Escola do Legislativo de Ouro Fino, Bruna Nunes. A experiência foi enriquecedora e proporcionou aos jovens a oportunidade de vivenciar o processo legislativo de forma prática.

A proposta vencedora defendida por Joaquim e seus colegas aborda a otimização dos espaços físicos das escolas estaduais, com a integração de tecnologias digitais, modernização de laboratórios para aulas práticas, além da melhoria na infraestrutura escolar, como alimentação, transporte e acesso a recursos básicos de saúde e higiene.

A Jornada no Parlamento Jovem

Durante a entrevista concedida à Rádio Difusora FM 94.1, Joaquim contou sobre sua experiência em Belo Horizonte. Ele destacou que, no início, sentiu-se pressionado e um pouco indeciso, mas rapidamente adaptou-se à dinâmica do evento. “Foi um aprendizado importante para mim, não só na minha vivência, mas também me senti incluso lá, e foi muito bom ter compartilhado esse momento com outros alunos de diferentes lugares”, afirmou Joaquim.

Bruna Nunes também destacou a importância da participação de Ouro Fino no evento, explicando que, embora apenas um aluno tenha sido escolhido para representar a cidade na etapa estadual, o Parlamento Jovem é um projeto que envolve estudantes de todo o município. “O Joaquim se destacou no Coronel Paiva e representou muito bem nossa cidade. Estamos orgulhosos da sua participação”, disse a coordenadora.

A Proposta Defendida

O subtema defendido pelos estudantes foi “Melhorias do Ambiente de Ensino e Aprendizagem”, com foco na modernização e estruturação das escolas da rede estadual. A proposta inclui a implementação de tecnologias digitais, como computadores com internet de alta qualidade, além da criação de laboratórios para aulas de química, física e biologia. Também foram discutidos pontos sobre a infraestrutura escolar, como alimentação de qualidade, acesso a recursos de saúde e higiene, e melhorias no transporte escolar.

Joaquim explicou que a proposta passou por discussões durante os Grupos de Trabalho (GTs) e precisou ser alterada para incluir novas demandas. “No início, a proposta era menor, mas após algumas discussões e ajustes, conseguimos torná-la mais completa, englobando questões importantes para a melhoria das escolas”, ressaltou.

O Futuro da Proposta

Agora, a proposta aprovada será analisada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que decidirá se ela poderá se transformar em um projeto de lei. A coordenadora Bruna Nunes explicou que, embora essa seja a etapa final do Parlamento Jovem deste ano, o projeto retorna em 2025, envolvendo novos alunos do ensino médio. “O Parlamento Jovem é uma excelente oportunidade para os jovens entenderem a importância da política e do papel do legislativo, além de dar voz a eles sobre os temas que impactam diretamente suas vidas”, destacou Bruna.

A experiência de participar do Parlamento Jovem foi descrita por Joaquim como transformadora. Ele incentivou outros jovens a se envolverem na política e nas decisões que afetam a sociedade: “Participar da política é se fazer presente, entender nosso papel na sociedade. Nós somos a política e, por isso, precisamos saber e participar”.

A Escola do Legislativo de Ouro Fino encerra as atividades do Parlamento Jovem deste ano com um evento de encerramento em Inconfidentes, onde todas as câmaras municipais envolvidas no projeto se reunirão para concluir as ações de 2024.

Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento